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Estabelecer uma eficiente comunicação online é um verdadeiro desafio. Diante disso, surgem diversas opções de serviços que as empresas podem contratar como apoio para a promoção dessa comunicação. É o caso, por exemplo, de freelancers, agência digital, agência tradicional de propaganda e até mesmo estagiários.

 

Mas, qual a solução que mais dá resultados? De forma prática, freelancers costumam gerar muita dor de cabeça, isso porque são comuns os atrasos e serviços entregues pela metade. No caso de agências tradicionais, falta um pouco de expertise para lidar com as novidades do universo digital.

 

Sobram, portanto, duas opções: agência digital ou estagiários. Neste último caso, as empresas costumam realizar a contratação de alguém que fica responsável por toda a comunicação. É o famoso “eu-gência”.

 

O problema é que esses profissionais não têm uma experiência muito ampla, o que dificulta ter uma assertividade maior nas ações.

 

Por último, aparece a agência digital que, inegavelmente, é a opção mais recomendada. Pois, através da contratação de uma agência do gênero, é possível estabelecer uma comunicação profissional, a partir de um profundo conhecimento das particularidades do mundo digital.

 

Neste artigo, falaremos sobre agência digital, o que é, serviços oferecidos, porque e como contratar, e muito mais.

O que é uma agência digital?

 

Uma agência digital consiste em uma empresa de marketing e publicidade cujo foco principal está em ajudar outras empresas a estabelecerem uma comunicação eficiente no ambiente digital.

 

Enquanto agências tradicionais se preocupam com anúncios em mídias de massa, como a televisão, as agências digitais orientam todos os esforços para a comunicação online. Com isso, o custo de uma agência digital é muito menor, já que não será preciso gastar milhões para veicular anúncios em televisões e jornais.

 

Para pequenas e grandes empresas, o retorno sobre investimento com uma agência digital é maior, pois os anúncios conseguem ser muito mais segmentados, alcançando exatamente aquelas pessoas que mais fazem sentido para a empresa.

Serviços de uma agência digital

 

Uma agência digital conta com profissionais de diversas áreas. Geralmente, são especialistas que unidos conseguem criar estratégias mais avançadas e de resultados mais expressivos.

 

A formação mais comum dessas equipes é a seguinte:

 

  • especialista em mídia e anúncios;
  • especialista em design e criação;
  • especialista em redação e conteúdo;
  • especialista em gestão de mídias sociais;
  • executivo de contas.

 

Pode haver ainda outros profissionais, mas esse é o escopo mais frequente. A partir dessa equipe a agência digital consegue oferecer diversos serviços, sendo eles:

Gestão de mídias sociais

 

As agências realizam o gerenciamento de mídias sociais, que consiste em utilizar essa poderosa ferramenta para criar uma comunidade engajada em torno da empresa.

 

Mas, como as agências fazem isso? Em primeiro lugar através de um planejamento. O planejamento de mídias sociais é realizado a partir da união de uma série de informações, bem como de alguns apontamentos estratégicos realizados pelo especialista em mídias sociais.

 

As principais informações levantadas são:

 

  • perfil do público (persona);
  • análise SWOT;
  • estudo da concorrência;
  • linguagem a ser adotada na comunicação;
  • diferenciais competitivos.

 

Depois da reunião dessas informações, o especialista busca caminhos para aumentar os resultados da empresa através das redes. Entre esses caminhos, destaca-se a adoção do tom correto na comunicação, a escolha estratégica de redes sociais, a produção de vídeos e stories, etc.

Campanhas de Google Ads

 

Outro serviço muito presente no escopo de serviços de agências digitais são as Campanhas de Google Ads. Essas campanhas visam gerenciar a plataforma de anúncios do Google, de modo a otimizar o orçamento e obter resultados satisfatórios.

 

O Google Ads conta com diversas formas de anúncio. A mais comum é a Rede de Pesquisa, que exibe anúncios em texto quando o usuário pesquisa por uma palavra-chave que faça sentido ao negócio ou produto comercializado.

 

Mas há, ainda, a Rede de Display, que consiste na exibição de banners em sites parceiros, com a oferta de algum produto ou serviço.

Campanhas Facebook Ads

 

Outra forma de atuação da agência digital é através da criação de campanhas no Facebook Ads. Esse tipo de campanha visa garantir uma presença satisfatória da marca no Facebook e no Instagram (sim, o Facebook Ads possibilita anunciar nas duas redes sociais).

 

Esses anúncios são exibidos para as pessoas com base no interesse, ou seja, quando uma campanha é construída, o especialista em mídia seleciona uma segmentação de clientes que faça sentido para aquela empresa a ser anunciada.

 

Por exemplo, se o anúncio for para um Pet Shop, um dos interesses selecionados pode ser “animais” ou “animais de estimação”. Dessa forma, o anúncio não será exibido para qualquer pessoa, mas somente para quem realmente importa para a empresa.

Marketing digital

 

Destacamos, ainda, o serviço de marketing digital, que integra os demais serviços também citados. Isso porque marketing digital consiste em fazer marketing, só que no ambiente digital.

 

Uma das melhores definições de marketing é entender para atender, ou seja, esse campo de estudo visa compreender o público para conseguir promover soluções que façam sentido para este.

 

No marketing digital, os especialistas se esforçam por compreender as características de comportamento do usuário presente digitalmente. Dessa forma, é possível traçar estratégias a partir das informações.

 

O serviço de marketing digital oferecido por uma agência digital, portanto, existe para traçar caminhos estratégicos para a empresa no ambiente digital.

Artes para mídias sociais

 

Se você reparar em um outdoor quando se deparar com um e, em seguida, abrir o seu Instagram, perceberá que há uma diferença entre os estilos das artes produzidas para um e outro.

 

Isso se dá porque as artes para mídias sociais contam com particularidades que não podem ser ignoradas. Quando, por exemplo, uma agência tradicional adapta banners, flyers e outdoors para as redes sociais, o resultado não é tão bom.

 

As redes sociais têm uma dinâmica própria, e cabe à empresa saber respeitar e entrar nessa dinâmica. Por essa razão, as agências digitais conseguem, como excelente maestria, produzir materiais gráficos exclusivamente para o digital, sempre respeitando a cultura nativa das redes.

SEO e desenvolvimento de sites

 

Embora não sejam todas as agências que oferecem este serviço, as maiores agências digitais o fazem. Trata-se do SEO, um conjunto de técnicas e estratégias cuja principal finalidade é permitir o ranqueamento de páginas do site no Google.

 

Esse ranqueamento é importante porque representa aquilo que é chamado de Tráfego Orgânico, ou seja, a chegada de pessoas a um site através dos buscadores, sem que seja necessário pagar por isso, como no caso do Google Ads na Rede de Pesquisa.

 

Além do SEO, agências digitais também realizam o desenvolvimento de sites, ou seja, a criação e layoutação de sites oficiais para as empresas.

Marketing de conteúdo

 

Por fim, vale a pena destacar um dos principais serviços de uma agência digital, trata-se do marketing de conteúdo. Mas, o que é o marketing de conteúdo? Consiste em utilizar o conteúdo como estratégia de marketing.

 

O marketing de conteúdo permeia todo o marketing: está presente nas redes sociais, nos e-mails, no inbound marketing e até nos anúncios. Por isso, é fundamental contar com um especialista em conteúdo, pois disso depende o sucesso de toda a estratégia de marketing.

 

No entanto, é inviável financeiramente para as empresas contratar um profissional só para isso. A agência digital é uma forma mais barata e eficiente de contar com este especialista a serviço da sua empresa.

Por que contratar uma agência digital?

 

A contratação de uma agência digital não é nada secundário para uma empresa. Todos concordamos que quase a totalidade das pessoas está presente nas redes sociais. E não é apenas achismo, os dados revelam isso.

 

Em pesquisa divulgada pelo Governo Federal, ficou evidente que mais de 90% dos lares brasileiros já contam com acesso à internet. Isso representa mais de 65,6 milhões de domicílios.

 

Considerando a média nacional de 2,9 pessoas por domicílio, é possível estimar que cerca de 190 milhões de pessoas têm conexão com a internet no Brasil. Portanto, se uma empresa quer ser vista por seu público, estar na internet é uma obrigação.

 

A seguir, separamos algumas das razões pelas quais é fundamental a contratação de uma agência digital:

Maior profissionalismo para sua comunicação

 

Em primeiro lugar, uma agência digital consegue entregar um maior profissionalismo para a comunicação. Ninguém merece entrar em uma página de Facebook ou perfil de Instagram e deparar-se com artes feias, feitas de qualquer jeito em aplicativos como o Canva.

 

Isso passa uma imagem muito negativa para o cliente. Se as redes sociais são as vitrines digitais das empresas, ter uma vitrine toda bagunçada impede que muitos clientes “entrem” para comprar.

 

Além da questão estética, é fundamental destacar que a agência digital entrega um profissionalismo também estratégico, ou seja, consegue trilhar um caminho muito mais efetivo de crescimento para as organizações.

Campanhas focadas em performance

 

E ninguém está disposto a investir dinheiro sem ter um retorno eficiente. Por isso, através de uma agência digital é possível contar com campanhas focadas em performance. Diversos empreendedores se arriscam a operar plataformas de anúncios, e acabam por jogar dinheiro fora.

 

O dinheiro da sua empresa é muito valioso para ser desperdiçado. Uma agência digital de responsabilidade cria mecanismos para gerenciamento do dinheiro investido em mídia, de modo que cada real possa gerar um efetivo retorno, seja em geração de leads, seja em alguma outra métrica relevante.

Produção de conteúdo de qualidade

 

Por fim, a última razão para contratar uma agência digital é a capacidade de produzir conteúdo de qualidade. Essa produção se dá através de um especialista, que consegue entender o negócio da empresa e o público, encontrando a intersecção que liga essas duas realidades, que é o conteúdo de qualidade.

 

Um empreendedor até pode buscar criar conteúdo por conta própria, mas é bem possível que peque em questões estratégicas e de linguagem. Não basta falar, é preciso saber como falar e, principalmente, saber fazer ser ouvido.

 

A qualidade do conteúdo não é um detalhe a ser ignorado (embora muita gente pense assim), pelo contrário. O conteúdo está no centro de todo o marketing.

Como escolher uma agência digital?

 

Para escolher uma agência digital é fundamental considerar alguns requisitos básicos. O primeiro deles é a experiência, ou seja, é de suma importância que a agência a ser escolhida consiga comprovar sua experiência no digital.

 

Agências muito novas não conseguem fazer isso, infelizmente. O mais seguro mesmo é buscar aquelas que já têm algum tempo de atuação no mercado e que colecionam histórias e cases de sucesso.

 

Um fator que muito empreendedor utiliza para escolher agências é a proximidade, ou seja, só escolhem aquelas que são da mesma cidade. Isso não é uma boa ideia, já que em tempos de Google Meet, Skype e Zoom não existem barreiras que impeçam a contratação de boas agências de outras cidades.

Como funciona uma agência digital?

 

O funcionamento de uma agência digital é muito simples. Basicamente, é feita a reunião de profissionais que, cada um dentro da sua expertise, colabora para o sucesso da estratégia geral de marketing digital.

 

A contratação dessas agências também é muito simples. Basta conseguir entrar em contato com alguém do time ou o comercial, negociar os termos e iniciar os trabalhos. Com o trabalho iniciado, algumas fases serão enfrentadas, como o briefing, imersão no negócio, planejamento, primeiras entregas, execução da estratégia, mensuração de resultados, etc.

Vale a pena investir em uma agência digital?

 

Com certeza vale a pena investir em uma agência digital. Através dessas agências há uma profissionalização da comunicação de uma forma que, sozinha, a empresa jamais conseguiria.

 

Além disso, a empresa conta com uma amplitude de profissionais que não são encontrados em seu pessoal. A visão estratégica também é um diferencial, já que o conhecimento do mundo digital facilita uma tomada de decisão mais assertiva.

 

Mas é fundamental saber escolher a agência digital. Existem muitas no mercado, e cair em uma armadilha não é difícil. Priorize experiência e tempo de mercado, pois essas são as únicas seguranças que garantem a credibilidade de uma agência.

Onde encontrar a melhor agência digital?

 

Encontrar uma agência digital para seu negócio exige uma atenção redobrada. É preciso que a agência cumpra requisitos como:

 

  • presença variada de especialistas;
  • atuação há bastante tempo no mercado;
  • produção de conteúdo constante (afinal, em casa de ferreiro o espeto não pode ser de pau).

 

A Bitpix é uma agência digital que atende diversos nichos e mercados, reunindo um time de especialistas que garantem campanhas focadas em performance. E, o melhor: a agência já está há mais de 15 anos no mercado. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

 

 

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