Na estratégia de marketing digital de qualquer empresa, investir em anúncios é fundamental. Uma das principais mídias para isso é o Facebook que, com sua ferramenta, consegue possibilitar que marcas de todos os tamanhos anunciem no próprio Facebook, no Instagram e em sites parceiros através de Campanhas no Facebook Ads.
Um anúncio é formado por diversos elementos, como oferta, imagem, texto de apoio e, principalmente, estratégia. Mas só é possível desenvolver uma boa estratégia quando há um conhecimento claro e direto sobre o funcionamento das plataformas.
Empreendedores ou gestores não precisam saber operar as plataformas de anúncios, mas conhecer o básico de seu funcionamento é essencial para garantir que aquilo que está sendo feito pela empresa está conforme padrões de qualidade.
Neste artigo, falaremos sobre Campanhas no Facebook Ads, sua importância, principais vantagens, tipos e como fazer.
O Facebook Ads exerce um papel central no marketing digital mundial. Depois do Google Ads, é a plataforma de anúncios online mais utilizada pelos profissionais brasileiros.
Sua importância está relacionada, sobretudo, à democratização do acesso a anúncios. Anteriormente, para que uma marca conseguisse anunciar e alcançar uma grande massa existiam três opções: rádio, televisão e mídias impressas.
As três mídias, no entanto, sempre foram caras, e contavam com um ponto negativo: a falta de especificidade. Ainda que houvesse um esforço para veicular anúncios em programas ou páginas mais alinhados ao perfil do cliente da empresa, o fato é que muito mais pessoas fora do target eram alcançadas.
Por meio das ferramentas de segmentação isso mudou! Mídias como campanhas no Facebook Ads tornaram possível alcançar o perfil de cliente certo no momento mais ideal.
Não é à toa que campanhas do Facebook trazem uma série de vantagens para as empresas. O número de anunciantes só aumenta.
Embora alguns profissionais de marketing falem de uma diminuição do número de usuários do Facebook, as campanhas no Facebook Ads tendem a permanecer em alta, pois por meio dessa plataforma não é possível anunciar apenas na rede principal da Meta, mas também no Instagram e sites parceiros.
Conheça, a seguir, as principais vantagens de campanhas no Facebook Ads:
A primeira vantagem a ser destacada é o crescimento no alcance que a marca pode gerar. Enquanto ao não anunciar uma empresa ficaria restrita a um conhecimento local de pessoas próximas a ela, através de campanhas no Facebook Ads uma quantia sem igual de novos usuários é alcançada.
Essa vantagem também se aplica àquelas empresas que atuam nas redes sociais organicamente. Por meio de campanhas profissionais, mais pessoas são alcançadas com o conteúdo da marca.
E se o seu negócio tenta resultados orgânicos nas redes sociais, você já deve ter percebido que o crescimento dessa forma é bem difícil de acontecer. Investir em anúncios acelera resultados que viriam só depois de muito tempo.
As campanhas de Facebook Ads também permitem uma mensuração mais efetiva de resultados, ou seja, é possível identificar exatamente quais são os resultados gerados pelas ações online.
Isso não acontece, por exemplo, em anúncios veiculados em rádio, televisão ou jornal. Nesses casos, é simplesmente impossível saber com exatidão quantas pessoas foram alcançadas ou quantas vendas foram geradas a partir de cada anúncio.
Na internet, isso é totalmente facilitado, já que, ao parametrizar anúncios, as plataformas conseguem comprovar não apenas o quanto de tráfego foi gerado, mas também evidenciar os números em vendas.
Outra grande vantagem está relacionada à segmentação de público. Somente através de anúncios online, especialmente em Campanhas de Facebook Ads, é que se torna possível escolher exatamente quais pessoas receberão seus anúncios.
Essa escolha não ocorre nominal e individualmente, mas sim a partir de características demográficas e de interesses. Por exemplo, se o seu público é formado majoritariamente por mulheres, uma campanha de Facebook Ads pode ser configurada para ser exibida apenas para esse gênero.
Se há um produto voltado para o público idoso, os anúncios podem ser configurados para aparecer para pessoas com mais de cinquenta ou sessenta anos.
Por fim, vale a pena destacar que uma campanha no Facebook Ads pode ser executada em diversas opções de anúncios. Um exemplo disso são os anúncios de feed, que mostram um vídeo ou imagem estática, com espaço para legenda de apoio e botão com link para a página de destino.
Há, também, anúncios em formato de carrossel, que consistem em várias imagens dispostas lado a lado, em uma estrutura semelhante aos anúncios de feed.
Também é possível veicular anúncios nos stories e até em sites parceiros do Facebook.
Uma campanha no Facebook Ads consiste na veiculação de anúncios online nas plataformas da Meta, ou seja, Facebook ou Instagram, além de também aparecerem em sites parceiros.
Essas campanhas são criadas a partir de uma segmentação detalhada e específica.
Os tipos de campanhas do Facebook Ads também são conhecidas como metas de campanha. Conheça-as a seguir:
Para montar uma campanha no Facebook Ads o melhor caminho é contar com uma ajuda profissional. Essa ajuda geralmente é uma agência digital, sobretudo alguma que tenha experiência na atuação no mercado.
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