BitPix

Bitpix Agência Digital Sorocaba

#BIT BLOG

Gerenciamento de redes sociais: como ter resultados de verdade?

Quase todo mundo tem redes sociais. Até mesmo entre as empresas, a imensa maioria conta com diversos perfis ativos, até porque, criar um perfil nas mídias não costuma apresentar dificuldade nenhuma.

O grande desafio é mesmo o gerenciamento de redes sociais, ou seja, a perseverança no ritmo de publicação de conteúdo relevante, de modo a conseguir construir relacionamentos duradouros com os clientes.

Neste artigo, vamos mergulhar no mundo do gerenciamento de redes sociais, entendendo os principais benefícios, desafios e opções que o empreendedor tem para conseguir profissionalizar essa tarefa de marketing.

Está preparado? Então vamos conosco.

Boa leitura!

 

O que é gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais é um processo ativo de organizar e executar uma comunicação eficiente nas mídias digitais, como Facebook, Instagram, TikTok e LinkedIn. Nesse gerenciamento, é projetada uma comunicação que consiga atender aos anseios estratégicos da empresa.

As mídias sociais não servem apenas de enfeite para a empresa, pelo contrário, podem exercer um certo protagonismo nas ações de marketing digital, de modo a conseguir resultados que reflitam nos números comerciais.

O gerenciamento pode ser realizado pelo próprio empreendedor que, apesar da escassez do tempo, às vezes não consegue pagar por um serviço profissional. Mas, além do empreendedor, setores e profissionais de marketing também podem se dedicar a essa gestão, bem como agências digitais.

 

A importância do gerenciamento de redes sociais

Para empresas que querem conseguir um destaque no mundo online, promover um correto gerenciamento de redes sociais é fundamental. Isso fica evidente quando olhamos as mídias sociais: parte das empresas não sabem utilizar esse poderoso recurso de forma verdadeiramente estratégica.

Há uma certa unanimidade da necessidade de gerenciar as redes sociais. No entanto, existe também uma dificuldade de entender qual a melhor forma de realizar isso.

Apesar de tudo que falamos até aqui, vale a pena conhecer alguns dos elementos que fazem o gerenciamento de redes sociais tão importante. Confira:

 

Exposição da marca

Para conseguir sobreviver ao tempo, uma marca necessita buscar sem lembrada pelos clientes. Isso só pode acontecer de uma forma: através da exposição. Quanto mais um cliente é exposto à marca, seja através do canal que for, mais ele tende a lembrar dela.

Com um gerenciamento de redes sociais profissional, a marca consegue se projetar para a realidade da persona, alcançando resultados mais efetivos comercialmente falando, bem como aumentando a  exposição e lembrança, fatores tão importantes.

Um dos fatores que mais fazem as empresas se destacarem dos concorrentes é justamente a capacidade maior e mais aguçada de estimular a lembrança de marca.

 

Relacionamento

Falar de gerenciamento de redes sociais é sinônimo de relacionamento. Hoje em dia, com a velocidade de informações e estímulos diferentes que os clientes recebem, mantê-los fiéis a uma marca é cada vez mais difícil.

Com conseguir isso, então? Ora, através da criação de um relacionamento genuíno e duradouro. Como? Por meio do gerenciamento de redes sociais.

Mais do que conquistar novos clientes, o que também é importante e acontece nas mídias sociais, o ponto central das redes é conseguir fidelizar aquelas pessoas que já são consumidoras da empresa.

O custo de aquisição, uma das principais métricas de marketing, diminuirá drasticamente, já que ao fidelizar, o ticket gasto pelo cliente tende a aumentar.

 

Aquecimento para a venda

O gerenciamento de redes sociais também consegue aquecer um potencial cliente, preparando-o para a venda. Através de interações e postagens, o consumidor é alimentado de informações, cuja função principal é fazê-lo perceber a necessidade do produto ofertado.

Mas um ponto é importante: poucas são as empresas que alcançam resultados somente com as mídias sociais. Na verdade, o caminho é exatamente o oposto. Para obter resultados satisfatórios é necessário combinar diversas mídias e canais.

As redes sociais, no entanto, conseguem aquecer o cliente e prepará-lo para o momento em que uma oferta for-lhe apresentada.

 

Exposição virtual de produtos

Em terceiro lugar, relacionamos o gerenciamento de redes sociais com a exposição virtual dos produtos, especialmente para potenciais clientes que estão próximos de tomar a decisão pela compra.

Como dissemos acima, os resultados em venda são obtidos pela combinação de diversos fatores. Um desses fatores é, sem dúvida, uma rede social bem apresentável.

Ao expor produtos, a empresa consegue garantir que os clientes conheçam mais profundamente aquilo que é ofertado, despertando o desejo ou gerando a consciência da necessidade.

No entanto, um perigo deve ser evitado: o de transformar as redes sociais em verdadeiros catálogos. Essa não é a natureza das redes. Mídias sociais são lugares para relacionamento, e não para discursos excessivamente comerciais.

 

Quem deve fazer o gerenciamento de redes sociais?

O gerenciamento de redes sociais pode ser feito, em resumo, a partir de três possibilidades.

A primeira grande possibilidade é pelo empreendedor. Isso é uma realidade, especialmente quando a empresa está dando os primeiros passos e não há braço suficiente e nem dinheiro para contratar parceiros.

Embora possa funcionar em algumas realidades, essa opção não costuma dar certo, especialmente porque a pessoa do empreendedor tem inúmeras outras tarefas, o que acaba levando à negligência das redes sociais.

Outra possibilidade está na contratação de um funcionário ou freelancer. Nesses casos, no entanto, aparecem problemas como a falta de experiência e expertise em algumas particularidades do mundo do gerenciamento de redes sociais.

Ainda que a pessoa seja excelente  em design, por exemplo, talvez falte experiência com produção de conteúdo, e vice-versa.

Por fim, o cenário mais satisfatório está relacionado à contratação de uma agência digital, cuja função é, a partir da união de vários profissionais, promover uma comunicação alinhada aos objetivos do negócio.

 

Sua empresa merece mais, conte com uma agência de gerenciamento de redes sociais capaz de atender suas necessidades. Entre em contato com a equipe da Bitpix e conheça as condições preparadas especialmente para você.

Fale pelo WhatsApp
1