BitPix

Bitpix Agência Digital Sorocaba

#BIT BLOG

Como ter artes para mídias sociais profissionais

O trabalho de uma marca nas redes sociais exige muito esforço e dedicação. Mas tem um elemento que, embora essencial, por vezes é esquecido na hora de pensar em uma estratégia para a atuação online.

Estamos falando das artes para mídias sociais. A identidade visual tem uma força ainda pouco compreendida e conhecida. No entanto, é um dos pilares para conseguir resultados online verdadeiramente satisfatórios.

Neste texto vamos falar sobre esse assunto, explorando a importância das artes para mídias sociais, algumas ideias, como fazer artes, na prática, e, por fim, como encontrar a melhor maneira de criar artes para suas redes sociais.

Estava buscando um conteúdo completo sobre o assunto? Fique conosco e, ótima leitura!

O que são artes para mídias sociais?

As artes para mídias sociais são imagens criadas em plataformas próprias para isso, cuja finalidade é comunicar algo da identidade da empresa para o público-alvo, ou então entregar conteúdos de valor. Existem profissionais e agências dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de artes para mídias sociais.

Algumas empresas chegam a contratar um profissional exclusivamente para atuar na organização. Geralmente, tais profissionais não criam apenas as artes, mas também gerenciam as redes sociais corporativas.

Outras organizações apostam em ainda mais profissionalismo, contratando agências especialistas na criação de artes para mídias sociais.

 

A importância das artes para mídias sociais

As redes sociais precisam ter um forte apelo visual.
 
Os usuários estão, a todo tempo, expostos a milhares de estímulos que fazem com que as empresas precisem lutar pela atenção deles.
 
Como ingredientes dessa luta, entram fatores como qualidade do conteúdo, linguagem utilizada e, principalmente, identidade visual.
 
É aqui que as artes para mídias sociais mostram toda a sua importância.
 
É por meio delas que a empresa consegue destacar-se entre os concorrentes, atraindo o cliente e levando-o a um processo de compra completo.
Ideias de artes para mídias sociais

O primeiro passo para ter artes para mídias sociais profissionais é conseguir inspirações.

Nesse sentido, há muito material online para se inspirar. Esta pasta no Pinterest, por exemplo, traz dezenas de ideias de artes para mídias sociais dos mais diversos setores:

Ideias de artes para mídias sociais

Mas, além desses modelos disponíveis na internet, também gostaríamos de compartilhar alguns dos trabalhos desenvolvidos aqui na Bitpix. Em primeiro lugar, algumas artes disponíveis em nosso próprio Instagram:

 
Arte Star Wars desenvolvida pela Bitpix
Arte para o dia das mães desenvolvida pela Bitpix
Arte sobre landing pages desevolvida pela Bitpix

Mas também compartilhamos algumas ideias de artes para mídias sociais dos nossos clientes, como as artes do Instagram dos Alhos Piasi: 

Arte para o Instagram da Alhos Piasi
Arte para o Instagram da Alhos Piasi
Arte para o Instagram da Alhos Piasi

Como fazer artes para mídias sociais?

Mas, afinal, como fazer artes para mídias sociais? Existem várias opções nesse sentido como, por exemplo, a contratação de freelancers.

No entanto, essa modalidade de contratação costuma apresentar uma série de problemas, sobretudo pela falta de segurança associada a esses profissionais. Naturalmente, não podemos generalizar, mas é fato que a contratação de freelancers nem sempre ocorre sem problemas.

Mas, apesar disso, existem outras quatro formas bem populares: fazer arte por conta própria no Canva, utilizar o Photoshop, contratar agências de marketing digital ou, então, um profissional inloco nas empresas.

Vamos explorar essas opções a seguir:


Canva
Canva é um serviço online de criação de imagens de todo tipo, especialmente artes para mídias sociais. Voltado para pessoas que não podem ou não querem pagar por um designer profissional, a ferramenta oferece diversos modelos pré-prontos para personalização.

Grande parte dos templates e funcionalidades são gratuitos, embora existam recursos pagos exclusivos do Canva Pro.

Canva destaca- se pela facilidade de edição e criação, além da acessibilidade das funções gratuitas e do baixo custo do plano pago.

No entanto, existem limitações: quando empreendedores decidem criar as artes por si mesmos, falta um toque de profissionalismo, sobretudo por deixar de seguir alguns dos princípios básicos do design.

Photoshop
Photoshop é, talvez, a plataforma de computador mais conhecida do mundo. Há anos, esse nome já figurava como o segredo por trás das fotos mais belas presentes em revistas, justamente por sua capacidade de editar fotos de maneira profissional.

Com a ascensão das redes sociais, no entanto, o Photoshop passou a ser usado também para criar artes para mídias sociais.

A plataforma é ótima, mas os custos de licença são altos e o nível de conhecimento técnico exigido para a criação de artes bonitas é muito grande, tornando o Photoshop inviável para empreendedores.


Agências de marketing digital

As agências de marketing digital conseguem se apresentar com as melhores soluções quando o assunto são as artes para mídias sociais.

Isso porque, quando observado o custo-benefício, o preço dos serviços é considerado baixo, enquanto a qualidade do que é entregue costuma surpreender, e muito.

Uma empresa dificilmente poderá contar com um time completo de especialistas para desenvolver seu conteúdo. Quando contrata uma agência, no entanto, isso se torna possível, já que boas agências contam com profissionais de planejamento, redação, criação e social media.


Contratação de um profissional in-loco na empresa

Algumas empresas cogitam, ainda, a contratação de um profissional exclusivo para desenvolver as comunicações da empresa.

Geralmente, trata-se de um profissional de design ou um estagiário de cursos de comunicação.

O custo-benefício, no entanto, não costuma ser interessante. Isso porque, de forma geral, tais profissionais são experts em um dos pilares de comunicação online, não conseguindo desenvolver tão bem outros aspectos.

Para exemplificar: imagine que uma empresa contrata um profissional de design para cuidar das mídias sociais. Esse profissional pode ser ótimo em design, mas deixará a desejar em outros aspectos, como criação de conteúdo e gerenciamento das redes sociais.

Problema semelhante acontecerá com a contratação de um estagiário. Devido à falta de experiência, essas pessoas não conseguirão desenvolver uma comunicação verdadeiramente profissional.


Qual a melhor forma de ter artes para mídias sociais?

Com tudo o que dissemos até aqui, ficou evidente que a melhor opção para ter artes para mídias sociais são as agências de marketing digital. Essas agências reúnem profissionais de design gabaritados e experientes, bem como um time diversificado que consegue levar muito mais eficiência para as redes da sua empresa.

Como profissionalizar as artes para mídias sociais?

Para ter artes verdadeiramente profissionais, conte com a Bitpix. Nossa agência está há mais de 15 anos no mercado, atendendo clientes dos mais diversos nichos. Entre em contato com nossa equipe comercial e saiba mais.

Fale pelo WhatsApp
1