BitPix

Bitpix Agência Digital Sorocaba

#BIT BLOG

 

Existem profissões que naturalmente incentivam o empreendedorismo. É o caso de profissionais liberais e autônomos, que precisam correr atrás dos seus clientes para ter o pão de cada dia. Um exemplo desses profissionais é o psicólogo. Falar de marketing digital para psicólogos, portanto, é fundamental para ajudar tais profissionais a conseguirem mais clientes.

 

Embora psicólogos também possam trabalhar como empregados, é evidente que a maioria escolhe o caminho de realizar seus próprios atendimentos por conta própria. Nesses casos é bem difícil conseguir conciliar tudo: como estudar (sempre necessário), atender os pacientes e ainda por cima prospectar clientes?

 

O marketing digital aparece como resposta. Neste artigo, aprofundaremos neste assunto.

Importância do marketing digital para psicólogos

Há alguns anos ouvíamos que a internet era uma tendência. Hoje, já deixou de ser tendência há muito tempo e passou a ser uma obrigação para empresas e profissionais que buscam um destaque.

 

A internet já é presença constante em mais de 65,6 milhões de domicílios brasileiros, o que deve significar cerca de 190 milhões de pessoas que navegam com frequência nas redes. O marketing digital abre possibilidades para o psicólogo.

 

Se antes este profissional estava restrito a um atendimento local, através das ferramentas de conferência é possível atender pessoas de todo o Brasil e até de outros lugares do mundo.

 

Além disso, podemos destacar os seguintes elementos que representam a importância do marketing digital para psicólogos:

Atração de novos pacientes

As ferramentas de marketing digital favorecem a captação de novos clientes. Estratégias de geração de leads, por exemplo, permitem criar uma base de potenciais clientes e, gradativamente, fazer ofertas para eles.

 

Não entenda, aqui, oferta como sinônimo de desconto. A oferta que se faz possível através do marketing digital é a de justamente oferecer o serviço.

 

Uma solução de e-mail marketing pode ajudar nesse processo todo, já que ferramentas do tipo enviam e-mails de forma automatizada, inclusive respeitando os momentos e fases de cada potencial cliente.

 

Há, ainda, as já tradicionais redes sociais. Por meio dessas plataformas, psicólogos podem criar conteúdo e atrair a atenção de pessoas que ainda não fazem parte da sua bolha.

Criação de autoridade

O marketing digital também representa uma oportunidade de criação de autoridade para psicólogos. Isso porque, mais uma vez através da produção de conteúdo, as pessoas passarão a te enxergar como referência.

 

Atualmente, muitos profissionais fazem esse trabalho, respondendo caixinhas, fazendo lives e postando no feed, sempre dando respostas aos anseios e dúvidas mais comuns da audiência. Com isso, chamam a atenção de um número cada vez maior de pessoas, sendo que algumas delas acabam virando clientes.

 

No entanto, mesmo entre aquelas que não viram clientes, a autoridade é construída, e sempre que houver alguma oportunidade de indicação, seu perfil será indicado.

Relacionamento

O marketing digital para psicólogos também representa uma oportunidade de criar relacionamentos, sobretudo com dois públicos. O primeiro são os pacientes atuais. Através das redes sociais é possível manter uma relação mais extensa com os pacientes, de modo a fidelizá-los por mais tempo.

 

Mas há, ainda, a oportunidade de criar relacionamentos com potenciais clientes. Essa proximidade reverbera positivamente no fechamento de novos atendimentos e, como já citamos acima, nas indicações.

Quebra de objeções

O marketing digital tem recursos únicos capazes de quebrar as objeções dos pacientes.

 

As objeções são aqueles pensamentos que impedem uma pessoa de procurar o psicólogo, seja por medo, preconceito ou qualquer outra razão. Quando há uma comunicação efetiva nas redes sociais, por exemplo, a proximidade e o relacionamento gerado vai, aos poucos, fazendo a ficha do potencial cliente cair, deixando assim as objeções de lado.

 

Psicólogos que não utilizam as ferramentas de marketing digital acabam vítimas dessas objeções. Você já deve ter ouvido de alguém que não vai ao psicólogo a seguinte frase: “ah, estou bem, psicólogo é coisa de doido”.

 

Esse é um exemplo de objeção que o marketing digital pode quebrar.

Como fazer marketing digital para psicólogos

O primeiro ingrediente para conseguir desenvolver um marketing digital para psicólogos é a organização. A vida de um profissional de psicologia é uma verdadeira loucura, com inúmeros compromissos e atendimentos durante o dia.

 

Se você não conseguir organizar essa agenda, haverá uma grande dificuldade de conciliar o dia a dia com as exigências do marketing digital. Existe, no entanto, a possibilidade de delegar o seu marketing, o que é sempre mais indicado.

 

A seguir, separamos alguns passos práticos para a execução de uma estratégia de marketing digital para psicólogos:

Encontre os canais ideais

O primeiro passo prático para iniciar uma estratégia de marketing digital é encontrar os melhores canais. Atualmente, são dezenas de redes sociais, cada uma com suas particularidades. Não é necessário, e nem possível, participar de todas. Antes, é preferível eleger aquelas que mais fazem sentido.

 

Se o seu perfil de atendimento é mais jovem, é fundamental garantir presença pelo menos no Instagram e, se possível, no TikTok. No entanto, se o seu perfil é mais velho, esteja no Facebook e, se possível, também no Instagram.

Estude o seu público

A definição dos canais só será assertiva se houver um conhecimento profundo sobre o seu público. No marketing digital, não interessam as informações demográficas das pessoas. O importante mesmo são as características comportamentais e psicológicas. E em identificar isso os psicólogos são craques.

Foque na produção de conteúdo

Depois de ter claro o canal utilizado e um conhecimento profundo do público, o próximo passo é focar na produção de conteúdo. O conteúdo criado deve ser educativo, tirando as principais dúvidas da audiência e, principalmente, atacando as dores e necessidades mais comuns do público.

Invista em anúncios

Só produzir conteúdo não é suficiente. Quem faz só isso acaba falando para as paredes na internet. Sem investir em anúncios, dificilmente o conteúdo irá alcançar novas pessoas e seu perfil irá crescer.

 

A Meta conta com uma plataforma de anúncios única para Facebook e Instagram, o Facebook Ads. É fundamental utilizá-la para distribuição do conteúdo. Além disso, a Rede de Pesquisa do Google é uma excelente forma de atrair novos clientes.

Reconheça sua limitação

O subtítulo acima parece aqueles conselhos dados dentro do consultório, não é mesmo? Mas é uma realidade. Grave bem: você é um psicólogo (ou uma psicóloga), e não um super-herói!

Por isso, se você identificar que não dá conta de cuidar do seu marketing, delegue para uma agência digital como a Bitpix, que atua há mais de 15 anos no mercado. Fale com nossos especialistas para saber mais.

Deixe um comentário

Fale pelo WhatsApp
1