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Marketing digital: como funciona, dados e bases

A compreensão de como funciona o marketing digital é um dos primeiros passos para quem deseja começar a ter resultados online. Na realidade das empresas, profissionais analistas, gestores e até empreendedores necessitam conhecer com mais profundidade os pilares do marketing digital.

Empresas que não entendem o funcionamento do marketing digital estão fadadas a ficar para trás. Isso porque já é evidente o quão necessária é a atuação digital para obtenção de resultados satisfatórios.

Neste artigo, entenderemos o que é o marketing digital, dados de seu crescimento no Brasil, ferramentas, bases e como fazer.

Boa leitura!

 

O que é marketing digital?

Marketing digital é um desenvolvimento do marketing para o ambiente digital. A grande diferença está nos canais utilizados, já que o marketing tradicional aposta em canais como televisão, rádio ou materiais impressos, enquanto o marketing digital investe em mídias online, como anúncios, produção de conteúdo e mídias sociais.

Não existe, no entanto, oposição entre o marketing tradicional e o digital. Para conseguir bons resultados, as empresas conseguem articular as duas frentes em um único marketing integrado.

 

Crescimento do marketing digital no Brasil

O marketing digital cresce exponencialmente no Brasil. Os números mostram isso. Segundo informações e pesquisas divulgadas por diversas fontes, os últimos anos representaram crescimento no investimento em mídia.

Ao todo, foram 38,8% no aumento desse investimento em 2021. Isso representa um total de 19, bilhões de reais.

Mas não são apenas os dados das empresas que falam do crescimento do marketing digital no Brasil. Os números da penetração da internet na vida das pessoas são muito positivos: mais da metade dos lares brasileiros contam com internet. Em números absolutos, são mais de 95,4 milhões de pessoas conectadas.



Como fazer marketing digital

Para fazer marketing digital, é preciso em primeiro lugar conhecer as estratégias mais utilizadas pelo mercado. Isso porque, no ambiente digital, dificilmente há espaço para inovação, pois aquilo que as empresas costumam executar são as táticas já conhecidas e praticadas por muitas outras.

Alguns cuidados, no entanto, devem ser tomados. O primeiro é o de evitar a ansiedade, pois quando se fala no ambiente digital, um sentimento bastante comum é o de esperar grandes resultados para ontem. Isso não acontece!

Embora os resultados apareçam, eles demoram a surgir expressivamente.

 

Ferramentas de marketing digital

Conhecer as ferramentas digitais é tão necessário quanto entender como funciona o marketing digital. Através dessas ferramentas, sua empresa poderá conquistar espaço online e gerar uma audiência qualificada.

De forma geral, temos as seguintes ferramentas:

 

  • mídias sociais;
  • pop-ups;
  • otimização de SEO de sites;
  • automação de e-mail;
  • semanas de conteúdo;
  • produção de textos orgânicos para blog;
  • interação nos stories;
  • anúncios em plataformas de ads;
  • estratégia de conteúdo;
  • vídeos de YouTube;
  • formulários;
  • lead scoring;
  • e-mail marketing;
  • landing pages;
  • páginas de vendas;
  • inbound marketing;
  • enquetes;
  • webinário;
  • copywriting;
  • lives e transmissões.

 

Bases do marketing digital

O marketing digital conta com algumas bases que serve de sustentação para uma estratégia bem executada. Algumas empresas, ao ignorar algumas das bases a seguir, acabam deixando de colher todo o potencial que o ambiente digital possibilita.

Confira, a seguir, as bases do marketing digital:

 

Planejamento

O planejamento é o segredo do sucesso no marketing digital. Nesse planejamento deve haver informações como o estudo da concorrência, identificação das forças e fraquezas da empresa, análise ambiental, público-alvo, definição de mídias, tom de voz, linguagem de comunicação, etc.

 

Persona

A persona também é um elemento fundamental para o marketing digital. Podemos definir a persona como uma representação do cliente ideal, especialmente a partir de suas características emocionais e comportamentais.

Embora dados demográficos também tenham sua importância, o grande foco mesmo está na compreensão dos padrões comportamentais. O desenho da persona é essencial para desenvolver uma comunicação eficiente.

 

Escolha de mídias

Em terceiro lugar aparece a necessidade de escolher as mídias. No mundo digital, existem muitas redes sociais e, infelizmente, a empresa não conseguirá atuar em todas. Mas como escolher aquelas que merecem um trabalho mais dedicado? Ora, a partir de uma visão estratégica.

Olhando estrategicamente para a comunicação, naturalmente irão aparecer aquelas ferramentas que mais fazem sentido para a empresa. Diante disso, devem ser priorizadas aquelas mídias que conseguem trazer um resultado mais imediato, como aquelas de ads.

 

Mensuração de resultados

Outra base para o marketing digital é a mensuração de resultados. Isso porque, no ambiente online, as possibilidades de mensuração são diversas, o que representa algo muito positivo.

Por meio dessas ferramentas de mensuração, as decisões são mais assertivas, bem como a comprovação dos resultados.

 

Parceiros de experiência

Por fim, destacamos que para a execução de uma boa estratégia de marketing, o mais recomendado é contar com parceiros que tenham experiência no ambiente online, afinal, os resultados só aparecem onde há expertise.

Sua empresa merece mais, conte com uma agência que sabe como marketing digital funciona e consegue gerar resultados de verdade. Entre em contato com a equipe da Bitpix e conheça as condições preparadas especialmente para você.

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