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Hoje em dia é muito raro alguém não ter pelo menos uma rede social. E se não tiver rede social, ao menos um WhatsApp utiliza. Isso é sintoma de que nossa sociedade está cada vez mais imersa no mundo digital (metaverso quem o diga), por isso, é quase redundante falar sobre o quão importante é o marketing digital para empresas.

 

Neste artigo, iremos aprofundar nesta temática, mostrando a importância do marketing digital e algumas das principais estratégias.

 

Boa leitura!

Importância do marketing digital para empresas

O marketing digital, como já dissemos em outros artigos, deixou de ser uma tendência há muito tempo. Hoje, falamos da realidade do marketing digital. A seguir, separamos algumas das razões que traduzem a importância do marketing digital para empresas:

Garantia da presença online

Se mais de 90% das casas brasileiras têm acesso à internet, significa que pelo menos, e bem pelo menos, 90% dos seus clientes estão ativos online. Isso quer dizer que o mínimo que sua empresa pode fazer em termos de marketing é garantir uma presença online.

 

O marketing digital para empresas garante isso. Garante sua presença online.

Contato mais efetivo com a audiência

Embora as pessoas também olhem para fatores como preço e qualidade, existem valores imensuráveis que influenciam tanto quanto no processo de decisão de compra. O relacionamento é um desses valores.

 

Quando há uma conexão forte entre empresa e cliente, as chances de haver fidelização são grandes. O marketing digital promove essa conexão.

Ações e ferramentas ideais para cada etapa do funil

O marketing digital para empresas também tem sua importância relacionada à possibilidade de contar com ferramentas e ações que se adéquam perfeitamente a cada fase do funil. O tráfego orgânico, por exemplo, é ideal para a atração, enquanto as landing pages são fundamentais para geração de leads e os serviços de automação são essenciais para o relacionamento e aquecimento para a venda.

Fortalecimento da marca

E é através do marketing online que as empresas conseguem fortalecer a marca, aumentando a lembrança na mente do consumidor e tornando-se referência em sua área de atuação.

 

Em uma estratégia de branding, por exemplo, não pode faltar a atenção para as mídias online, especialmente as redes sociais.

Criação da base de leads

O marketing digital para empresas também permite a criação de uma base de leads. Essa base é fundamental para que sejam realizadas campanhas com resultados efetivos em vendas.

 

Quando a empresa tem o contato de um potencial cliente, é só desenvolver uma estratégia de persuasão e convencimento para garantir que a venda aconteça.

Segmentação mais assertiva

Por fim, uma última razão que evidencia a importância do marketing digital é a segmentação assertiva. Enquanto no marketing tradicional o máximo de segmentação possível era a escolha de canais mais assistidos por uma determinada faixa de público, no digital é possível escolher efetivamente para quem você deseja exibir um anúncio seu.

Estratégias de marketing digital para empresas

Agora que já conferimos um pouco mais sobre a importância do marketing digital para empresas, chegou o momento de nos aprofundarmos em algumas das principais estratégias.

 

Através da lista a seguir, você poderá começar a aplicar soluções inovadoras na comunicação da sua empresa. Confira:

Planejamento estratégico

A principal estratégia de marketing digital para empresas chama-se planejamento. Todo case de sucesso nasceu antes em um planejamento bem executado.

 

No planejamento, devem ser levantadas informações relevantes da empresa e do público, bem como apontados os caminhos que estrategicamente a empresa deve tomar no marketing.

 

Esse planejamento é complexo, e somente profissionais capacitados conseguem desenvolver.

Anúncios com foco em performance

Outra grande estratégia de marketing são os anúncios com foco em performance. Através do marketing digital é possível valorizar o dinheiro como em nenhum outro canal. Por exemplo, ao comprar um combo de anúncios na televisão, o investimento é realizado antes da veiculação. Se porventura aquele anúncio não der resultado, o dinheiro é perdido.

 

No marketing digital isso não acontece. Com o acompanhamento em tempo real dos anúncios, é possível pausar e ajustar sempre que necessário. Além disso, devido à segmentação mais específica, os resultados são muito melhores.

SEO e blogs

Para conseguir um bom ranqueamento orgânico, somar blogs e SEO é uma excelente ideia. SEO é um conjunto de estratégias que visa preparar certas páginas para o ranqueamento orgânico.

 

No blog, deve ser produzido um conteúdo que consiga aparecer no Google para algumas pesquisas que façam sentido para a empresa.

Redes sociais

Não podemos deixar de lado o gerenciamento de redes sociais. Ainda que a maioria das empresas tenha redes sociais, poucas são aquelas que sabem utilizá-las de forma estratégica. Portanto, a estratégia aqui é explorar ao máximo todos os recursos das mídias sociais.

Inbound marketing

Já o Inbound Marketing consiste no marketing de atração, ou seja, na produção de conteúdo para atrair um tráfego qualificado, convertê-lo em lead e colocá-lo em um processo de nutrição e preparação para o contato comercial.

Análise de dados

Uma estratégia fundamental de marketing consiste na análise de dados. Essa análise é feita a partir de ferramentas como o Google Analytics, que reúne os dados de navegação do site. Pode, ainda, contar com outras ferramentas de análise de redes sociais e SEO, por exemplo.

Geração de leads

Por fim, vale a pena destacar a geração de leads, que também é uma importante estratégia. Essa geração pode acontecer através da oferta de material rico ou gerando tráfego para landing pages. O importante é garantir que o usuário deixe o contato para futuras ações comerciais.

Como colocar tudo isso em prática?

Depois de tanta informação, pode parecer difícil colocar tudo em prática. E realmente é. Mas há formas de fazê-lo com grande eficiência e sem grandes dificuldades. Trata-se do delegar.

 

Quando sua empresa consegue delegar os trabalhos para agências digitais, todas essas estratégias são colocadas em práticas sem maiores dores de cabeça para você. A única coisa que irá perceber são os resultados chegando.

 

Nesse sentido, a Bitpix está no mercado para te ajudar. Com mais de 15 anos de experiência, a agência reúne uma série de especialistas que, juntos, encontram os melhores caminhos para os clientes.

 

Quer saber mais? Fale com um de nossos especialistas.

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