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A comunicação para advogados deve seguir uma série de regras que, por vezes, engessam o marketing desses profissionais. Por isso, muitos acabam deixando a comunicação de lado, tendo em vista que contornar as obrigações legais acaba dando mais trabalho do que produzir um efetivo marketing digital para advogados.

 

No entanto, as soluções online representam uma oportunidade para esses profissionais. Pois é graças às soluções online que se torna possível promover uma comunicação mais eficiente sem incorrer em qualquer irregularidade.

 

Neste artigo vamos entender, em detalhes, quais são as limitações que os advogados experimentam na comunicação, bem como mostraremos quais são os caminhos que esses profissionais podem tomar para não deixar o marketing de lado.

 

Boa leitura!

O que as leis e normas dizem sobre marketing digital para advogados?

As restrições da OAB impedem uma série de ações por parte dos advogados. Entre as proibições, podemos destacar o impedimento de publicação de valores, bem como a promessa de resultados, dois artifícios bem comuns no marketing digital.

 

Há, ainda, restrições quanto à citação de cargos que o advogado tenha exercido, anúncios em televisão ou rádio e fotos de órgãos públicos. É permitido, no entanto, a realização de uma publicidade informativa, sem tom comercial.

 

Com isso, o advogado pode comunicar seu próprio nome e seu currículo, além de citar a área de atuação e horário de atendimento. Tudo isso pode ser realizado em cartões de visita e até comunicações online, por exemplo.

 

Para saber todos os detalhes sobre as restrições vigentes, acesse o Provimento 94/2000 da OAB.

Por que fazer marketing digital para advogados

Em primeiro lugar, é fundamental lembrar que clientes não caem do céu e, para muito além das muitas limitações impostas pela OAB, todo advogado precisa de clientes. Marketing digital para advogados, portanto, cumpre a função de atrair novos clientes.

 

Essa atração se dá através de uma presença constante nos ambientes digitais, de modo a criar uma autoridade e tornar-se referência na área. O marketing digital também é um modo de não ficar dependente das indicações orgânicas dos seus clientes. É claro que essas indicações são boas, mas nem sempre elas virão e o fluxo de clientes precisa girar.

Como fazer marketing digital para advogados

Fazer marketing digital para advogados é possível, mesmo diante de tantas proibições. A informação mais importante e que deve ficar gravada em sua mente é que a comunicação do advogado deve adotar uma postura consultiva, ao invés de comercial.

 

Isso significa que o advogado não chama para venda, mas oferece informação como forma de envolver potenciais clientes a atraí-los. Portanto, se um advogado quer ter resultados online, a primeira coisa a ser feita é dispor-se a compartilhar conhecimento.

 

As formas como isso será feito são diversas, mas a todo o tempo o advogado está conectando e engajando com as pessoas a partir do seu conhecimento específico. A seguir, separamos algumas das formas que isso assume:

Materiais ricos

Um material rico consiste em um material mais aprofundado, cuja finalidade é gerar leads e engajar as pessoas. Entre os exemplos de materiais ricos podemos destacar, por exemplo, os e-books, whitepapers, infográficos, etc.

 

As pessoas estão a todo tempo em busca de informação. Basta olhar o histórico do Google de qualquer pessoa e será possível constatar uma série de dúvidas e perguntas sendo feitas.

 

O advogado deve responder isso. É possível que consiga fazê-lo sozinho, mas geralmente precisará de uma ajuda profissional para organizar o conteúdo e, principalmente, layoutar.

 

Marketing digital para advogados não pode ser, em hipótese alguma, amador. As imagens e materiais criados precisam ser visualmente profissionais.

Postagens de blog

Outra importante ferramenta de marketing digital são as postagens de blog. É super recomendado para advogados a criação de sites que suportam um blog. Neste blog, deve haver uma criação de artigos que respondam às principais dúvidas e objeções dos clientes.

 

A escolha dos temas pode seguir dois caminhos. O primeiro caminho é a pesquisa de palavras-chave, que levantará os principais termos pesquisados online que poderão virar conteúdo.

 

O outro caminho é, a partir das dúvidas mais frequentes que o advogado recebe, produzir conteúdos adequados e que respondam aos questionamentos. É fundamental, no entanto, que os conteúdos sejam otimizados para SEO. Mais uma vez, o advogado precisará de ajuda profissional.

Redes sociais ativas

As redes sociais também devem ser usadas por advogados. No entanto, todas as regras mencionadas acima também valem para este canal. Isso significa que não será possível adotar tons comerciais, mas sempre comunicar-se em postura informativa.

 

As tradicionais caixinhas de pergunta ajudam nisso. Através delas, o advogado produz um conteúdo dinâmico e eficiente, pois responde dúvidas da audiência. Tudo isso sem precisar adotar um discurso de vendas.

 

O melhor de tudo é que o resultado desse tipo de estratégia é muito positivo. Mesmo sem chamadas comerciais, quando o advogado começa a produzir e entregar conteúdo gratuito, as pessoas vão atrás dele para resolver seus problemas judiciais.

 

Existem profissionais e agências que fazem uma gestão de redes sociais profissional, facilitando o trabalho do advogado.

Webinários e lives

Por fim, vale a pena destacar que o marketing digital para advogados também suporta a promoção de webinários e lives. Os dois formatos são muito semelhantes, consistindo em um compartilhamento de conhecimento mais livre, em formato de vídeo.

 

Tanto um como o outro podem ser realizados com ou sem convidados. O importante é que o conteúdo seja rico, segmentado e focado em dores e questionamentos comuns do público.

Como mensurar os resultados do marketing digital para advogados

Mensurar os resultados do marketing digital para advogados é fundamental para que se tenha a certeza de que o investimento de tempo está valendo a pena. A principal métrica, naturalmente, é o aumento de contratações. No entanto, esse número não pode ser analisado isoladamente.

 

Outras informações como o crescimento do número de visitantes orgânicos no site e nível de engajamento das redes sociais também são importantes.

Conclusão

Neste artigo, conferimos que o marketing digital para advogados, apesar das muitas limitações da OAB, pode ser realizado especialmente através de quatro ferramentas: materiais ricos, postagens de blog, redes sociais ativas e, por fim, webinários e lives.

 

Para conseguir desempenhar tudo isso com o máximo de eficiência, os advogados precisarão contar com a ajuda de uma agência digital. A Bitpix está disponível para te ajudar. Fale com nossos especialistas e saiba mais.

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