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Gestão de mídias sociais

Segundo dados divulgados pelo Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, 78% das empresas brasileiras têm redes sociais.

Uma dificuldade, no entanto, é a manutenção e constância na publicação de conteúdos e no relacionamento com o cliente através das redes sociais.

É por isso que falar de gestão de mídias sociais é tão importante.

Não basta apenas criar perfis online e deixá-los ás moscas. Nesses casos, as redes sociais não conseguem desempenhar seu papel central.

Neste artigo vamos falar sobre gestão de mídias sociais, e também sobre as opções para que você, empreendedor, tenha um trabalho de comunicação online realmente eficiente.

Boa leitura!

O que é a gestão de mídias sociais?

A gestão de mídias sociais é o processo de planejar e administrar a comunicação nas redes sociais, contribuindo para que as ações online estejam alinhadas aos objetivos centrais da empresa. Gestão de mídias sociais, portanto, é um tema essencial no marketing digital.

Essa gestão é realizada por agências, freelancers e até pelo próprio empreendedor que, por administrar empresas enxutas, nem sempre conta com alguém dedicado ao trabalho nas mídias sociais.

A importância da gestão de mídias sociais

Pensar na gestão de mídias sociais é, portanto, essencial para as empresas no atual cenário do mercado.

Embora nem todas as empresas consigam utilizar essa ferramenta com todo o seu potencial, a quantidade daquelas que estão presentes nessas mídias revela que já há um consenso sobre a importância.

Confira, a seguir, alguns dos elementos que revelam a importância da gestão de mídias sociais para as empresas hoje:


Exposição e lembrança de marca

O primeiro destaque da gestão de mídias sociais é o potencial de exposição e aumento da lembrança de marca para as empresas.

Ao contar com redes sociais ativas, a empresa poderá se projetar para seu público-alvo específico, nem tanto em resultados efetivos de venda, mas na manutenção e aumento da lembrança de marca.

A lembrança de marca é essencial para que, aos poucos, a empresa possa penetrar no mercado e se destacar entre os concorrentes.


Relacionamento
As redes sociais também possibilitam o crescimento do relacionamento entre empresa e cliente.

O relacionamento é essencial para criar relações duradouras e que geram resultados financeiramente positivos para as empresas.

As pesquisas já comprovaram que é muito mais custoso conquistar novos clientes do que fidelizar os demais.

Ao estabelecer relacionamento por meio da gestão de mídias sociais, a empresa poderá aumentar o valor médio gasto por cada cliente, diminuindo o custo por aquisição.

Preparação para a venda
As redes sociais também funcionam como excelentes canais de preparação para a venda.

As vendas geralmente não ocorrem por meio das redes sociais, mas tais mídias acabam exercendo uma função importante de preparar o cliente para o momento da oferta.

Quando o processo de preparação é bem feito, os resultados efetivos tendem a aumentar consideravelmente.

Sob o ponto de vista comercial, portanto, a gestão de mídias sociais é um ponto central e elementar para propulsão de novos negócios.

Vitrine virtual
As redes sociais também funcionam como uma grande vitrine virtual, o que permite a exposição de produtos para públicos aquecidos mais ou menos preparados para a venda.

Embora as redes sociais exerçam esse papel, é importante considerar a natureza das mídias e respeitar essa natureza.

Na prática, o que queremos dizer é que a rede social não pode virar um grande catálogo de produtos, mas deve apresentar uma variedade interessante de conteúdo que possa agregar e gerar valor para o cliente.

Exceto para marcas muito específicas, as redes sociais não funcionam somente com fotos de produtos, pelo contrário, devem ser alimentadas com outros materiais mais relevantes para o cliente.

Quem deve fazer a gestão de mídias sociais?

A gestão de mídias sociais pode ser feita por diversos tipos de pessoas.

O mais comum é que o próprio empreendedor faça essa gestão, mas isso acarreta uma série de problemas, como por exemplo a falta de tempo.

Um empreendedor precisa dedicar seu tempo para outras atividades tão essenciais quanto a gestão de mídias sociais.

Mas, além do empreendedor, as empresas também costumam contratar um freelancer ou um funcionário que faça a gestão de mídias sociais.

Nesses casos o investimento pode não compensar, sobretudo porque existem altos custos associados à contratação de um funcionário que, por vezes, não se traduz em retorno sobre o investimento, principalmente pela falta de experiência das pessoas com gestão de mídias sociais.

O mais recomendado mesmo é contar com agências digitais que prestam o serviço de gestão de mídias sociais.

Como fazer a gestão de mídias sociais

Para fazer a gestão de mídias sociais, portanto, o caminho é a profissionalização.

Se você é empreendedor e busca fazer a gestão das mídias da sua empresa, nossa dica de ouro é contar com alguns softwares que facilitam esse trabalho, como o Canva e o Estúdio de Criação.

No primeiro, você pode criar algumas imagens para utilizar nas publicações, enquanto no segundo é possível realizar agendamentos de postagens.

No entanto, ao utilizar imagens criadas no Canva, o amadorismo fica evidente.

Aqui na Bitpix, com nossos clientes de gestão de mídias sociais, trabalhamos com designers profissionais, que criam artes lindas e que combinam com a realidade das mídias sociais.

Além disso, nossos profissionais de social media conseguem identificar os melhores horários para postar, garantindo a maior taxa de engajamento.

Cursos de gestão de mídias sociais

Existem alguns cursos de gestão de mídias sociais disponíveis na internet.

Esses cursos são interessantes para todos, mas especialmente para o empreendedor que precisa estar ligado nas principais informações sobre o assunto, para garantir que o melhor trabalho esteja sendo feito nas redes sociais da própria organização.

Confira alguns cursos de gestão de mídias sociais:


Por que terceirizar a gestão de mídias sociais?

Terceirizar a gestão de mídias sociais para uma agência é o melhor caminho para empresas que buscam profissionalizar suas redes sociais sem perder tempo.

Ao terceirizar a gestão de mídias sociais você poderá experimentar:

  1. artes mais profissionais;
  2. respostas profissionais;
  3. texto estratégico;
  4. relatórios de engajamento;
  5. campanhas de performance.

Sua empresa merece mais, conte com uma agência de gestão de mídias sociais capaz de atender suas necessidades. Entre em contato com a equipe da Bitpix e conheça as condições preparadas especialmente para você.
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