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O marketing digital já faz parte do cotidiano da maioria das empresas. Entre os setores de marketing, as ações no digital já ocupam uma parte significativa do orçamento. Mas será que tudo isso não passa de uma modinha? Será que marketing digital funciona mesmo?

 

Neste artigo, tentaremos responder essa questão, investigando os dados mercadológicos que confirmam a eficiência do marketing digital. Além disso, apresentaremos sete das principais estratégias que geram mais resultados online.

 

Leia o conteúdo até o final. Não deixe de compartilhá-lo com sua equipe, seu chefe ou seus funcionários. Boa leitura!

Marketing digital funciona mesmo? 7 estratégias que comprovam que sim

Quem acredita que o marketing digital não passa de uma moda não sabe, na verdade, do que se trata essa modalidade de marketing. Até mesmo as faculdades mais tradicionais já estão mudando as grades para abordar sobre este assunto, enquanto quase todas as empresas, pequenas, médias e grandes, já atuam no mundo digital.

 

Afirmar que o marketing digital funciona não se trata apenas de uma teoria infundada. As próprias estratégias utilizadas no cotidiano das empresas comprovam a eficiência. Confira, a seguir, sete dessas estratégias:

 

<<< Leia também: marketing digital: como funciona, dados e bases >>>

1- Geração de leads

A primeira estratégia que vale a pena ser mencionada é a geração de leads. Leads são cadastros ou informações dos clientes, utilizados para que a empresa consiga enviar materiais educativos e comerciais, de modo a conseguir convencer o cliente a realizar uma compra.

 

Campanhas de geração de leads ou a realização dessa geração através do tráfego orgânico apresentam resultados excelentes. Diversas organizações conseguem, como resultado da geração de leads, aumentar o fluxo do setor comercial, bem como fazer crescer a quantidade efetiva de vendas.

 

A geração de leads comprova que o marketing digital funciona mesmo!

2- Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é outra estratégia que está intimamente ligada ao marketing digital. Embora seja possível fazer marketing digital sem conteúdo, o fato é que este último torna a execução daquele primeiro muito mais facilitada.

 

Mas ao que se refere o marketing de conteúdo? Trata-se de uma estratégia que utiliza conteúdo de valor, como posts de blog, e-books e infográficos, para atrair clientes, convertê-los e persuadi-los no processo de compra.

 

Empresas que investem no marketing de conteúdo geram uma experiência muito mais positiva para os clientes, que estão cada vez mais blindados contra campanhas ou ações invasivas.

3- Inbound marketing

O Inbound Marketing é uma terceira estratégia que integra tanto geração de leads como marketing de conteúdo. O Inbound também é conhecido como marketing de atração, pois utiliza de ferramentas do marketing digital para atrair clientes.

 

Ao contrário do modelo tradicional de outbound, onde a empresa ativamente corria atrás do cliente, neste modelo a empresa prepara o terreno para que o cliente consiga encontrá-la. Uma vez que esse processo acontece, outras ferramentas são utilizadas para convencê-lo no processo de compra.

 

Dentre essas outras ferramentas utilizadas, podemos destacar a automação de e-mail marketing como a principal.

4- Redes sociais

Praticamente todas as pessoas estão nas redes sociais. O marketing digital se aproveita dessa tendência para conseguir promover uma comunicação eficiente entre empresa e cliente. Nesse sentido, diversas boas práticas de gestão de mídias sociais devem ser consideradas.

 

A primeira boa prática diz respeito à identidade visual. Para que uma empresa consiga ser destaque nas mídias, é preciso que a identidade visual esteja adequada à persona e consiga traduzir o mais precisamente possível a identidade da empresa.

 

Além disso, é fundamental escolher a rede social adequada. Nem todos os públicos estão em qualquer mídia social.

5- SEO

Vale destacar, ainda, o SEO como uma comprovação de que o marketing digital funciona mesmo. Essa sigla é a abreviação de Search Engine Optimization. Em tradução livre, podemos entender essa expressão como Otimização Para Os Mecanismos de Busca.

 

Em um primeiro momento pode parecer que essa expressão não queira dizer nada, mas, na prática, ela significa que o SEO consiste em uma série de estratégias cuja finalidade é preparar o site para receber tráfego orgânico qualificado.

 

Dentre as boas práticas de SEO, a mais efetiva é a produção de conteúdo e posts para blog. Esses conteúdos e posts aparecerão como resultados para pesquisas realizadas no buscador do Google.

6- Fluxo de e-mails

Ainda muito significativa é a estratégia de fluxo de e-mails. Essa estratégia consiste na criação de uma série de e-mails, com conteúdos diversos, informacionais e até promocionais.

 

Ao criar tais fluxos, a empresa garante uma exposição contínua ao cliente, mantendo sua atenção mais ou menos em alerta caso precise do produto ou serviço ofertado pela marca.

7- Anúncios

Por fim, uma última estratégia que vale muito a pena ser destacada é a de anúncios online. Esses anúncios consistem em criativos (imagens ou vídeos) exibidos em diversos formatos (story, feed, carrossel, Rede de Pesquisa, Display). Os anúncios consistem na melhor forma de atrair e converter pessoas.

 

Enquanto outras estratégias, como o Inbound, exigem um certo tempo para possibilitar o aparecimento dos resultados iniciais, com os anúncios o cenário é bem diferente, uma vez que é possível colher os primeiros impactos assim que as campanhas são colocadas no ar.

Dados que comprovam o funcionamento do marketing digital

E são os dados o maior indicativo de que o marketing digital funciona mesmo. Segundo dados amplamente divulgados, as pessoas passam em média 100 dias por ano na internet. Isso significa mais de um terço de todo o ano online.

 

No Google, quase 4 milhões de buscas são realizadas a cada minuto. Com certeza algumas dessas buscas estão relacionadas à sua marca. Quando falamos dos vídeos online, os números também são bem positivos: no YouTube, 4,5 milhões de vídeos são vistos por minuto neste que é o segundo maior buscador do mundo.

Conclusão

Neste artigo, buscamos entender se o marketing digital funciona mesmo. A resposta é que sim, e isso é comprovado de duas maneiras: através das estratégias amplamente utilizadas, e dos dados referentes ao mercado.

 

Entre as estratégias que comprovam que o marketing digital funciona mesmo, podemos relembrar:

 

  1. Geração de leads
  2. Marketing de conteúdo
  3. Inbound marketing
  4. Redes sociais
  5. SEO
  6. Fluxo de e-mails
  7. Anúncios

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