Se você ainda não está aproveitando o poder do TikTok para impulsionar sua empresa, está perdendo uma grande oportunidade. Neste artigo, vamos explorar todas as informações essenciais que você precisa saber para dominar o TikTok como uma estratégia de marketing eficaz.
Prepare-se para mergulhar no mundo do TikTok e aproveitar todo o potencial dessa plataforma dinâmica e envolvente. Se você está pronto para impulsionar sua presença online e alcançar um novo público, o TikTok é o lugar para estar. Vamos começar essa jornada juntos!
O que é o TikTok?
O TikTok é um app da ByteDance, uma empresa chinesa. Em 2016, a organização lançou uma versão local chamada Douyin, que foi a base do TikTok. No ano seguinte, a ByteDance expandiu para o mundo todo, criando o TikTok como sua versão internacional.
Hoje em dia, esse aplicativo de vídeos curtos é uma verdadeira febre entre os jovens. Como resultado, a empresa fundadora teve um aumento significativo em seu valor de mercado, chegando a impressionantes US$ 140 bilhões.
Os números do TikTok revelam seu crescimento e potencial no mercado, especialmente no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, em janeiro de 2021, havia 74,1 milhões de usuários ativos na rede social.
O TikTok também provou muitos céticos errados, já que 60% dos usuários disseram que nunca usariam a plataforma, mas agora são usuários ativos.
A taxa de engajamento do TikTok também é notável, com 82% dos usuários acessando a plataforma pelo menos uma vez por dia. Além disso, 21% postam conteúdo pelo menos uma vez ao dia.
Uma estatística interessante para as empresas é que 56% dos usuários seguem alguma empresa no TikTok, enquanto 43% afirmam ter feito uma compra baseada em uma recomendação da rede social.
Em relação aos tipos de conteúdo preferidos, a pesquisa aponta o seguinte panorama:
- 64% gostam de consumir conteúdo engraçado;
- 57% acompanham vídeos de pessoas que seguem;
- 53% acompanham vídeos de amigos;
- 42% acompanham vídeos de marcas que gostam.
A maioria das pessoas usa a plataforma para se distrair (66%) e se divertir (62%), enquanto um número menor busca informações (29%).
Algoritmo do Tiktok: como funciona?
Para uma empresa entrar em ação no TikTok, existem duas opções: a primeira é por meio de anúncios pagos. No entanto, é necessário investir consideravelmente para obter bons resultados.
No entanto, os usuários da plataforma não são muito receptivos a anúncios: 43% deles se sentem irritados ou têm uma experiência negativa com os anúncios veiculados no TikTok.
A outra opção, portanto, parece muito mais saudável. Trata-se do crescimento orgânico. No entanto, para isso acontecer, é necessário criar um conteúdo original e adequado à plataforma.
Não adianta, por exemplo, produzir conteúdo informativo, já que as pessoas não estão no TikTok para ver esse tipo de coisa. Mas além de criar conteúdo, é crucial entender como o algoritmo funciona.
O aplicativo possui duas abas: a aba “seguindo” mostra o conteúdo das pessoas e perfis que o usuário já segue. No entanto, a aba “para você” exibe diversos conteúdos do TikTok, incluindo de pessoas que o usuário ainda não segue. É graças a essa aba que os vídeos da plataforma se tornam virais.
Para que um conteúdo seja exibido na aba “seguindo”, o algoritmo leva em consideração três fatores: as interações do usuário, as informações do vídeo e as configurações do dispositivo do usuário. Além disso, há um quarto fator extra-oficial que é o engajamento do conteúdo publicado.
Se sua marca ou perfil deseja aumentar a visibilidade por meio da aba “para você”, o conteúdo deve ser desenvolvido levando em conta os quatro fatores mencionados acima. Mas como fazer isso na prática?
As interações do usuário estão relacionadas ao histórico de interesses da pessoa. Isso significa que vídeos adequados ao tipo de conteúdo que as pessoas mais consomem tendem a ter um desempenho melhor. Portanto, o conteúdo publicado no TikTok deve ser original e adequado ao que as pessoas mais consomem.
As informações do vídeo incluem legendas, hashtags e sons. Para aumentar a visibilidade, todos esses elementos devem ser configurados da melhor forma possível.
Quanto às configurações do dispositivo, não há otimizações específicas a serem feitas. Isso ocorre porque esse fator leva em consideração apenas se a entrega do conteúdo está de acordo com o idioma do usuário, por exemplo.
Por fim, o engajamento do conteúdo é de extrema importância. Antes de um vídeo ser disponibilizado na aba “para você”, o TikTok o mostra para um pequeno grupo de pessoas. A inclusão na aba de descoberta depende do engajamento que esse grupo de pessoas proporcionará. Portanto, o conteúdo no TikTok deve incentivar o máximo de engajamento possível.
Dicas úteis para empresas no Tiktok
Com tudo o que falamos até agora, já dá para usar o TikTok com muita eficácia para sua empresa. Mas, para melhorar ainda mais os resultados, vamos relembrar algumas coisas que já mencionamos e também adicionar novas dicas inéditas. Confira o checklist a seguir:
- Crie um conteúdo original que se encaixe na linguagem e no estilo da plataforma.
- Seja consistente, poste o máximo de conteúdo que puder todos os dias.
- Tenha um perfil de empresa, mas se comporte como um produtor de conteúdo.
- Descubra quais são os tipos de conteúdo mais populares entre os usuários e traga inovação.
- Não seja apenas informativo, seja divertido. Se você vai informar, faça de uma forma divertida.
- Faça pesquisas e entenda quais tipos de conteúdo sua persona consome no TikTok.
- Baseie a produção de seus vídeos nos insights que você obteve dessa pesquisa.
- Sempre otimize as legendas e hashtags que você usa.
- Use chamadas para ação e crie conteúdo altamente envolvente.
- Explore todas as ferramentas e recursos disponíveis na plataforma.
- Colabore com influenciadores digitais.
- Participe de desafios e tendências populares (challenges).
Tendências do Tiktok: o que esperar do futuro?
De acordo com informações do TikTok For Business, os usuários revelam que usam o TikTok para animar o astral. Isso significa que as marcas devem focar em conteúdos inspiradores e divertidos, considerando que os usuários não estão lá para comprar, mas sim para experimentar uma resposta emocional positiva.
Além disso, há um destaque especial para as marcas: as avaliações. Segundo os dados da plataforma, 67,4% dos usuários que fizeram compras baseadas em conteúdos vistos no TikTok foram influenciados por avaliações feitas por criadores de conteúdo. Como estratégia de marketing, incentivar ações desse tipo com influenciadores tende a trazer resultados promissores.
TikTok para empresas: conte com uma agência digital
Neste artigo, exploramos tudo o que você precisa saber sobre como utilizar o TikTok como uma estratégia eficaz de marketing para sua empresa.
Desde a compreensão do que é o TikTok até o funcionamento do algoritmo, estatísticas de engajamento e dicas práticas para obter melhores resultados, fornecemos um guia abrangente para você aproveitar todo o potencial desta plataforma dinâmica e envolvente.
O TikTok tem se mostrado uma poderosa ferramenta para alcançar novos públicos e criar conexões autênticas com os usuários. Com sua popularidade crescente e a capacidade de viralizar conteúdos, é essencial que as empresas estejam presentes nessa plataforma e explorem suas diversas oportunidades.
Ao criar conteúdos originais e adequados à linguagem e estilo do TikTok, você pode aumentar a visibilidade da sua marca, atrair seguidores engajados e impulsionar suas vendas. Além disso, o envolvimento com influenciadores digitais e a participação em desafios e tendências populares podem trazer resultados promissores.
Lembre-se de que o TikTok é um ambiente voltado para entretenimento e emoção, por isso é importante adotar uma abordagem divertida e inspiradora em seus conteúdos. Aproveite as informações e dicas fornecidas neste artigo para começar sua jornada no TikTok e alcançar um novo patamar de sucesso para sua empresa.
Não deixe essa oportunidade passar. O futuro do marketing está no TikTok. Então, vamos começar a criar, inovar e conquistar o coração dos usuários do TikTok juntos!