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Você já parou para refletir sobre como o comportamento do consumidor está evoluindo rapidamente? O mundo digital trouxe consigo uma infinidade de mudanças na forma como compramos e nos relacionamos com as marcas. Neste artigo, vamos explorar as principais tendências que estão moldando a maneira como as pessoas consomem atualmente.

 

Prepare-se para descobrir como o celular se tornou a plataforma favorita para pesquisa e compra, como as redes sociais estão se tornando os novos shoppings virtuais, como as pequenas empresas estão ganhando mais apoio do que nunca e como os consumidores estão fazendo escolhas conscientes com base nas posições das empresas em questões importantes.

Comportamento do consumidor: Quais são as principais tendências?

Consumo de conteúdo e compra através do celular

Uma pergunta rápida, por mera curiosidade: em qual dispositivo você está lendo este texto? Se estiver lendo no seu celular ou em qualquer outro dispositivo móvel, saiba que não está sozinho.

 

De acordo com um estudo da Hubspot, 56% dos entrevistados utilizam mais seus smartphones do que qualquer outro dispositivo para realizar pesquisas online.

 

E esse comportamento não é novo entre os consumidores – em 2021, as pessoas passaram um terço de suas horas acordadas em seus telefones, representando um aumento de 30% em relação a 2019.

 

Você provavelmente acredita que a Geração Z lidera esse cenário móvel, certo? No entanto, surpreendentemente, o The State of Consumer Trends descobriu o seguinte:

 

  • os Millennials são a geração mais inclinada a usar seus celulares – com 74%.
  • mas, em termos de compras online, a Geração Z ainda é o público principal – falaremos mais sobre isso em breve, fique ligado!

 

Como pode ver, o celular veio para ficar, e isso é um fato. Se você e sua empresa ainda não estão considerando a experiência móvel que oferecem aos seus clientes, concordamos que está na hora de começar a pensar nisso.

 

Existem muitas estratégias de marketing móvel e diferentes formatos de conteúdo que você pode explorar para descobrir qual deles se alinha melhor ao seu público. Para dar o primeiro passo, você pode começar revisando o seu site, por exemplo, para garantir que ele seja compatível com dispositivos móveis.

As compras em redes sociais estão se tornando cada vez mais populares entre os consumidores

Neste ponto do artigo, já sabemos que as pessoas estão optando por dispositivos móveis como a plataforma preferida para fazer compras online.

Mas onde elas estão comprando? De acordo com a pesquisa da Hubspot, a resposta está nos aplicativos de mídia social – mais especificamente, no Facebook, Instagram, YouTube e TikTok.

 

Outro estudo relacionado às tendências de mídia social em 2023, conduzido pela Hootsuite, também confirma essa afirmação: as pessoas estão se sentindo à vontade ao utilizar as plataformas de mídia social, e os números estão aumentando.

 

Segundo as tendências de mídia social em 2023, mais da metade dos Millennials e da Geração Z são influenciados pelas mídias sociais ao fazer compras online, sendo que a Geração Z já utiliza o TikTok mais do que o Google para pesquisar produtos.

 

A experiência dentro dos aplicativos é o motivo desse crescimento significativo: é altamente amigável para dispositivos móveis e possui interfaces fáceis de usar, o que gera confiança nos usuários. No entanto, nem tudo são flores nas redes sociais – uma má experiência do cliente pode tornar o comércio social impopular.

 

É crucial oferecer uma ótima experiência, o que inclui não apenas a experiência no próprio aplicativo, mas também o suporte ao cliente fornecido antes e durante as vendas.

 

Além disso, é fundamental manter a harmonia entre seus canais de vendas, garantindo uma experiência consistente para os clientes, independentemente de onde eles estejam realizando a compra.

 

Além das compras dentro dos aplicativos, outra grande descoberta diz respeito às comunidades online: construir comunidades virtuais tem se mostrado uma estratégia forte e consistente para envolver clientes e audiências nas redes sociais.

 

Segundo o estudo, 19% dos usuários de redes sociais pesquisados participaram de uma comunidade online, e já estamos vendo essa prática sendo implementada no mercado.

 

Grandes players, como o WhatsApp, por exemplo, estão investindo no lançamento de recursos de comunidade, confirmando que uma comunidade pode ser uma aliada nas estratégias de marketing.

As pequenas empresas estão conquistando mais apoiadores do que nunca

Os efeitos pós-pandemia estão começando a aparecer. Uma das mudanças mais significativas evidenciadas pelos dados da pesquisa da Hubspot está relacionada ao apoio às pequenas empresas.

 

Em maio de 2022, até 8% dos consumidores escolhiam produtos produzidos por pequenas empresas. Neste ano, esse número aumentou para 42% dos consumidores.

 

Isso é uma grande conquista para as pequenas empresas e uma oportunidade para investir na presença online. Se você possui um pequeno negócio, é importante ter em mente uma coisa: os consumidores já desejam comprar de você, portanto, é essencial garantir que eles o encontrem facilmente, proporcionando-lhes uma experiência mais agradável.

 

Ter uma estratégia de marketing não é exclusividade das grandes empresas – as pequenas empresas também podem se beneficiar disso. Por exemplo, o SEO local pode ajudar os consumidores a encontrarem o que precisam na pesquisa do Google, pois essa estratégia destaca as empresas nas buscas locais.

Os consumidores estão realizando compras de forma mais consciente

Por último, mas não menos importante, os consumidores estão apoiando empresas com responsabilidade corporativa – o que também pode ser uma das razões para o apoio às pequenas empresas. 

 

É mais fácil garantir que a produção seja sustentável e que os proprietários tenham responsabilidade social em relação à comunidade em que estão inseridos. 

 

Dessa forma, antes de escolher uma empresa para comprar, os consumidores estão cada vez mais verificando as posições políticas dessas empresas em relação às questões que lhes interessam.

 

A representatividade é um dos fatores decisivos na jornada do cliente atualmente – as pessoas compram de empresas que as representam, que investem e se preocupam com as causas importantes para elas.

 

Isso significa que as marcas precisam prestar atenção em como promovem a diversidade e a inclusão, expressando publicamente seu apoio a causas sociais.

 

No entanto, essa abordagem precisa ser genuína. Lembra-se quando falamos sobre comunidades e o aumento do engajamento nas redes sociais? Os consumidores estão acompanhando as marcas na internet como nunca antes, especialmente aquelas com as quais têm afinidade.

 

Portanto, eles saberão se uma marca realmente investe e acredita em causas específicas, ou se está apenas fazendo uma maquiagem para atrair alguns seguidores – e isso pode ter consequências negativas.

Conte com uma agência digital para entender o comportamento do consumidor e promover uma comunicação eficiente. A Bitpix pode ajudar sua empresa com isso. Fale com nossos especialistas e descubra como.

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