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Desenvolver um trabalho contundente de marketing digital no Instagram é fundamental para conseguir crescer nesta rede social que, hoje, já é responsável por ser um dos principais canais de compra dos usuários da internet. Segundo pesquisa, 58% dos usuários da rede já compraram a partir de uma indicação no Instagram.

 

Mas, como fazer isso? Ora, as formas possíveis são diversas, mas, em resumo, é necessário investir em três pilares: anúncios, público e conteúdo. Neste artigo, aprofundaremos um pouco mais nessa desafiadora tarefa de fazer marketing digital no Instagram.

O que é marketing digital no Instagram?

Marketing digital no Instagram consiste em aplicar as principais estratégias de marketing, também utilizadas em outros canais, mas no Instagram, rede social que tem experimentado um vertiginoso crescimento nos últimos anos.

 

Uma das bases do marketing que podem ser aplicadas ao Instagram é, por exemplo, o conhecimento aprofundado da persona. Conhecer o público é o primeiro passo para conseguir desenvolver qualquer outra estratégia.

Como fazer marketing digital no Instagram?

Para fazer marketing digital no Instagram é preciso investir em conhecimento. Na verdade, esse conhecimento toca três áreas: marketing, plataforma e público.

 

É preciso conhecer marketing porque tudo deve ser modelado a partir desse conhecimento, haja vista que a atuação no Instagram nada mais é do que um desdobramento de um esforço comunicacional maior. Uma das formas de saber mais sobre marketing é acompanhar blogs especializados, como o da Bitpix.

 

Mas, além disso, é fundamental conhecer a plataforma, investigando todas as funcionalidades e ferramentas disponíveis. Nesse sentido, o Instagram é primoroso, uma vez que disponibiliza uma infinidade de recursos.

 

Por fim, conhecer o público é igualmente importante. Sobre isso já falamos no final do subtítulo anterior.

Como crescer a audiência no Instagram

Para ter bons resultados no Instagram é preciso investir tempo e esforço para crescer a audiência. Isso porque apenas uma parcela muito pequena dos seguidores se tornarão clientes e gerarão algum tipo de receita.

 

Estima-se que apenas de 1 a 3% dos seguidores converterão. Em um cenário hipotético, imagine que uma pessoa ou empresa queira faturar R$3.000 por mês pelo Instagram com um produto cujo ticket médio é de R$50.

 

Para que o resultado seja alcançado, serão necessárias 60 vendas. Considerando que apenas 1% do público converta, o perfil do Instagram deverá ter pelo menos 6.000 seguidores, tendo que ganhar essa mesma quantia de seguidores a cada mês.

 

Para conseguir fazer a audiência crescer, algumas dicas são importantes:

Troque seu perfil pessoal para um de negócios

O primeiro passo para crescer é fazer um esforço para profissionalizar o Instagram. E isso começa pelas próprias configurações do aplicativo. Muitas pessoas já desenvolvem conteúdos de negócio, mas ainda com perfis pessoais. É necessário mudar a configuração de modo a permitir o acesso a estatísticas e recursos adequados à produção de conteúdo.

Tenha uma linguagem adequada

O próximo passo é adequar a linguagem. O modo como a comunicação acontece no Instagram deve seguir as diretrizes da persona e do público. Para que isso ocorra é necessário, mais uma vez, um profundo conhecimento do público.

 

Um erro muito comum é a criação de um público imaginário e, com isso, o produtor de conteúdo ou a empresa acabam por falar para as paredes. Para evitar esse problema, é fundamental aplicar técnicas de conhecimento real do público-alvo.

Use anúncios

Para acelerar o crescimento, não há recurso mais indicado do que os anúncios. Através dos anúncios, é possível alcançar um público novo, além de incentivar a compra por parte do público atual e já engajado.

 

<<< Leia também: Campanhas ADS: Como conseguir leads e vendas — rápido — com anúncios online >>>

Produza conteúdo de qualidade

Mas nenhuma estratégia supera um bom conteúdo de qualidade. Na verdade, o conteúdo é a alma de qualquer outra ação. Um conteúdo de qualidade é aquele que consegue engajar e envolver o público, conduzindo-o por um caminho de aumento da consciência e incentivo à compra.

 

Além do que é falado, é importante também dar uma atenção especial a como as coisas são faladas. Nesse sentido, os formatos de conteúdo também são preocupações centrais do desenvolvimento da linha editorial.

Tipos de postagens para crescer no Instagram

Os principais tipos de postagens que geram engajamento no Instagram, são:

 

  • Bastidores;
  • Histórias e cases;
  • Junção de imagens e texto.

Conclusão

Neste artigo, entendemos um pouco melhor sobre o marketing digital no Instagram, que consiste em aplicar as principais estratégias de marketing, também utilizadas em outros canais, mas no Instagram.

 

Para conseguir fazer isso, é preciso investir tempo e esforço em um tríplice conhecimento: marketing, plataforma e público. Além disso, algumas dicas são fundamentais:

 

  • troque seu perfil pessoal para um de negócios;
  • tenha uma linguagem adequada;
  • use anúncios;
  • produza conteúdo de qualidade.

 

Para que o conteúdo seja de qualidade, também é importante prestar atenção nos tipos de postagens que dão maior engajamento e geram melhores resultados. Em nosso texto destacamos três: bastidores, histórias ou cases e junção de imagens com texto.

 

Quer uma ajuda para desenvolver o marketing digital no Instagram da sua empresa? Clique no botão de WhatsApp e fale com nossa equipe.

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