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Já não é segredo para ninguém que as empresas precisam investir em uma comunicação online. O primeiro passo para conseguir fazer isso, no entanto, é ter clareza sobre os termos mais comuns desse universo. Descobrir o que é marketing digital, portanto, é a base de qualquer ação de marketing efetiva.

 

Neste artigo, buscaremos definir o que é marketing digital. Além disso, também investigaremos quais são as principais vantagens da adoção de estratégias do gênero para a comunicação de uma empresa. 

 

Ainda, para fazer crescer a consciência da importância do marketing digital, também teremos contato com algumas estatísticas relevantes e estratégias a serem aplicadas.

 

Preparado(a) para saber tudo sobre marketing digital? Então vamos nessa.

Marketing digital: o que é?

Marketing digital é uma estratégia de marketing que utiliza canais digitais para conseguir atrair, engajar e vender para potenciais clientes. Embora todo o marketing seja sobre identificar desejos e satisfazê-los, isso ganha especial aplicabilidade no marketing digital.

 

Entre os canais mais comuns de marketing digital, podemos destacar as redes sociais, o site da empresa, blogs e posts orgânicos, ações com influenciadores, anúncios pagos, entre outros.

 

Utilizar esses canais eficazmente, sempre os integrando a uma estratégia maior, é justamente como o marketing digital pode ser feito. Um ponto é de suma importância: não existe marketing digital desconexo de uma estratégia geral de marketing muito bem feita.

Vantagens do marketing digital

O marketing digital conta com diversas vantagens que torna essa forma de comunicar e conectar com o cliente uma das mais atraentes para as empresas. Não é à toa que o investimento em marketing digital só cresce a cada ano.

Custo

Como primeira vantagem, vale a pena destacar o custo-benefício. Ao contrário de métodos tradicionais de investimento em publicidade, investir no digital não exige uma quantidade de capital muito significativa. Além disso, os resultados tendem a ser muito positivos para a maioria das empresas.

Segmentação

Outra vantagem que merece ser destacada é a eficiência de segmentação. Enquanto as mídias tradicionais não conseguem eficiência na exibição de anúncios, de modo que uma peça é mostrada tanto para um público adequado como para um inadequado.

 

No marketing digital é possível exibir anúncios somente para uma faixa de público que tenha realmente sentido à estratégia geral da marca.

Democratização dos anúncios

Por meio do marketing digital, empresas de todos os tamanhos podem investir em publicidade. Enquanto os métodos tradicionais são caros e, por isso, excludentes, mesmo negócios menores podem investir nos canais digitais.

Estatísticas de marketing digital

Segundo dados divulgados pela especialista em marketing Cristiane Thiel, o cenário de marketing digital registra características bem interessantes:

 

  • 76% das marcas online julgam saber o que o público espera consumir nas mídias sociais. No entanto, somente 34% já realizou algum tipo de pesquisa para confirmar suas percepções;
  • O Inbound Marketing, uma das estratégias de marketing digital, consegue gerar leads com 61% menos custo;
  • Das empresas que atuam online, 57% já geraram vendas através do blog;
  • 42% também conseguiram fechar negócio pelo Facebook;
  • 20% declara estar satisfeito com os resultados obtidos pelo Google Ads.

Estratégias de marketing digital

Embora já tenhamos definido o que é marketing digital, pode ainda parecer nebuloso para você o como fazer, efetivamente. Nesse sentido, existem diversas estratégias que podem ser aplicadas e que costumam gerar bons resultados.

 

A mais básica de todas é, sem dúvidas, a atuação nas mídias sociais. Através de conteúdo constante e interessante nas redes sociais, a marca consegue atrair, engajar e vender para os clientes.

 

Mas existem também outros métodos de gerar resultados online. O Inbound Marketing é um desses métodos, consistindo em um esforço para atrair o potencial cliente para a marca, sem ser de nenhum modo invasivo. As ferramentas do Inbound incluem a produção de artigos para blog, fluxo de e-mails e implementação de uma jornada ou funil de marketing.

 

Conectado ao Inbound está o SEO, que também pode ser entendido como uma estratégia de marketing. O SEO consiste em otimizar uma página da web para os buscadores, ou seja, torná-las atraentes na visão do Google, por exemplo.

Como fazer marketing digital?

O marketing digital pode ser feito de diversas formas. A primeira delas é internalizar as operações, através da contratação de uma equipe especializada. Para as empresas, no entanto, isso representa um custo alto e, portanto, torna-se inviável para negócios de pequeno e grande porte.

 

Especialistas recomendam, no entanto, um outro modelo: uma equipe enxuta na empresa e a parceria com uma agência de marketing digital especializada. Dessa forma são otimizados os custos e maximiza-se a eficiência.

Onde encontrar uma agência de marketing digital?

Uma agência de marketing digital deve ser experimente e reunir um time especializado de profissionais das mais diversas áreas. E é justamente esse o conceito da Bitpix: a agência integra especialistas de várias áreas do marketing, de modo a construir uma comunicação que oferece verdadeiro resultado.

Que tal conhecer a Bitpix? Fale com nossos especialistas e saiba como podemos ajudar a transformar sua comunicação.

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