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Para conseguir gerar bons resultados no marketing digital, existem diversas estratégias que são fundamentais. Entre essas estratégias, vale sempre a pena destacar o funil de vendas, que consiste em um esquema ilustrativo que possibilita compreender o caminho que a persona percorre até a realização da compra.

 

Neste artigo, nos aprofundaremos neste conceito, de modo a entender sobre o que se trata, a importância e as etapas que integral o funil. Antes de finalizar o texto, mostraremos como você pode montar, na prática, o funil de vendas para seu negócio ou para a empresa onde trabalha.

 

Boa leitura!

O que é o funil de vendas?

O funil de vendas é um esquema ilustrativo que traduz um fluxo estratégico adotado para facilitar a comunicação durante toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa até a compra. 

 

No marketing digital, o funil de vendas pode ser aplicado para conduzir o potencial cliente pelos canais digitais da empresa, favorecendo a venda.

 

Para que o funil consiga ser implementado, é importante que haja uma união entre o setor de marketing e o setor de vendas.

Qual a importância do funil de vendas no marketing digital

A importância do funil de vendas está associada, sobretudo, a possibilidade de promover uma comunicação sempre mais alinhada ao momento atual do potencial cliente. Se você já recebeu um anúncio após ter comprado o produto anunciado, sabe bem que a comunicação feita no momento errado não tem efeito nenhum.

 

No marketing digital, o funil permite a criação e aplicação de um caminho estratégico, de modo a adaptar o modo como a comunicação ocorre em cada fase e momento.

 

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As etapas do funil

O funil de vendas pode ser dividido de diversas formas. A mais comum, e que exploraremos em detalhes a seguir, é a divisão de três etapas, a saber: topo, meio e fundo de funil. No entanto, é possível também realizar a seguinte divisão:

 

  • Visitantes
  • Leads
  • Oportunidades
  • Clientes

 

Há, ainda, um secundo esquema igualmente destacável:

 

  • Aprendizado e descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

 

Todos os modelos, no entanto, traduzem a mesma jornada. A seguir detalharemos o modelo de três etapas:

Topo de funil

O topo de funil é aquela fase mais ampla. Consiste naquela comunicação mais generalista, sem menções diretas ao produto, uma vez que os clientes que estão nessa fase ainda estão em processo de aprendizado ou descoberta, ou seja, buscam por alguma informação ou precisam de um apoio para descobrir os sinais de um problema presente na própria vida.

 

No topo de funil, a linguagem deve ser sempre clara, e o investimento em tráfego é fundamental, além de um trabalho focado em geração de tráfego orgânico através de SEO e conteúdos de blog.

 

O principal objetivo do topo de funil é fazer com que o cliente se torne um lead.

Meio de funil

No meio de funil, a comunicação deve ser inteira voltada para que o potencial cliente possa reconhecer que tem um problema a ser resolvido e busque alternativas de solução.

 

Esse reconhecimento acontece sobretudo através do conteúdo que, de forma estratégica, parte daquelas informações que atraíram o cliente ao topo do funil, mas agora persuadindo a perceber a necessidade de uma solução, mostrando as formas mais comuns de resolver o problema central do cliente, sempre apresentando a empresa e o produto como uma das possibilidades.

 

Para o meio de funil, o e-mail marketing e materiais ricos são os melhores canais.

Fundo de funil

Por fim, aparece o fundo de funil, que se refere àquele momento em que a empresa deve ser apresentada, já que o cliente está na hora de decidir por qual caminho seguir. Para conseguir lidar com esse momento, os conteúdos mais frequentemente utilizados são os materiais ricos, infográficos e cases.

 

Esta fase contará com o apoio do material de marketing, mas é sobretudo o setor de vendas que deve trabalhar para garantir que os clientes próximos ao fundo possam decidir efetivamente pela organização.

Como montar um funil de vendas de marketing digital

Para montar um funil de vendas é necessário seguir alguns passos simples. O primeiro é conhecer bem o público, uma vez que toda a construção do funil depende justamente dos anseios e interações da persona.

 

Em seguida, é fundamental definir os objetivos de marketing, já que o modo como a comunicação será executada dependerá totalmente de quais objetivos pretende-se perseguir.

 

Há, ainda, uma terceira dica tão importante quanto as demais: é fundamental — para as empresas que querem montar um funil de vendas — contar com agências digitais.

Conclusão

Neste artigo, entendemos um pouco mais sobre o funil de vendas no marketing digital, definindo esse funil como um esquema ilustrativo que traduz um fluxo estratégico adotado para facilitar a comunicação durante toda a jornada do consumidor, desde o primeiro contato com a empresa até a compra. 

 

A importância do funil está relacionada à possibilidade de promover uma comunicação sempre mais alinhada ao momento atual do potencial cliente. As etapas aqui aprofundadas são o topo, o meio e o fundo de funil.

 

Quer ajuda para implementar o funil de vendas na comunicação da sua empresa? Conte com a Bit. Basta clicar no botão de WhatsApp flutuante na sua tela.

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