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O marketing digital é uma ferramenta poderosa para qualquer empresa que busca expandir sua marca e aumentar seus lucros. Mas como medir o sucesso de suas campanhas digitais e garantir um desempenho máximo? 

 

É aí que entram as métricas de marketing. Medir e analisar o desempenho de suas atividades de marketing digital é fundamental para avaliar o comportamento do público-alvo e aumentar as vendas. 

 

As métricas também permitem identificar as estratégias que dão retorno, reduzir riscos, melhorar o desempenho do negócio e identificar as métricas mais estratégicas para cada canal e objetivo da empresa. 

 

Este artigo explorará as principais métricas de marketing digital, como Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Retorno sobre Investimento (ROI), e como elas podem ser usadas para impulsionar os investimentos em suas estratégias de marketing. Se você quer melhorar seu desempenho em marketing digital e obter um ROI maior, não deixe de conferir!

Por que é importante mensurar resultados no marketing digital?

Mensurar os resultados no marketing digital torna possível chegar a conclusões sobre a reação do seu público e o impacto nas vendas. Isso envolve responder perguntas como:

 

  • Quantos clientes foram atraídos pelo último anúncio no Google?
  • Qual foi o faturamento gerado pelo post patrocinado no Instagram?
  • Qual é o retorno sobre cada real investido em ações de marketing digital?

 

As métricas podem indicar comportamentos e criar oportunidades para convencer potenciais clientes. Por exemplo, se sua empresa veiculou um post patrocinado no Instagram e, durante o período do anúncio, aumentou o tráfego em sua loja online em 20%, você saberá o que fez para alcançar esse resultado e poderá investir mais para aumentar o número de visualizações em sua página.

 

Portanto, a análise dos resultados das atividades em canais digitais pode ajudar a:

Avaliar o desempenho da sua empresa em relação ao público-alvo

Ao contrário das mídias offline, nas quais não é possível saber quem viu o anúncio e o caminho que cada pessoa percorreu para encontrá-lo, as ações de marketing digital informam o desempenho da campanha para cada pessoa que teve acesso e interagiu com ela. Isso permite conhecer os hábitos do seu público-alvo com precisão, o que facilita a alocação de investimentos.

Subsidiar decisões futuras

Os dados permitem identificar quais estratégias dão retorno e quais devem ser descartadas. Isso permite testar canais, formatos e linguagens para observar o que oferece mais oportunidades, sempre visando à melhoria da comunicação.

Reduzir os riscos dos investimentos

Se algo não funcionar, a mensuração e análise dos resultados permitem realocar a verba para outro anúncio, sem desperdiçar o investimento. Isso ajuda a otimizar os recursos e a focar no que gera retorno.

Melhorar o desempenho do negócio

Empresas que planejam adequadamente suas atividades de marketing digital obtêm melhores resultados. Além de motivar a equipe, aumentar os lucros e garantir visibilidade para o negócio, a medição dos resultados permite estabelecer metas para evoluir ainda mais. Quanto a empresa deseja e acredita que pode crescer no próximo trimestre? As métricas podem projetar um crescimento.

Identificar as métricas mais estratégicas para cada canal e objetivo da empresa

Cada canal digital — como blog, Facebook, Instagram, Youtube, LinkedIn e outros — possui características específicas de formato, linguagem, distribuição de conteúdo e aborda o cliente de maneiras diferentes. Isso afeta fatores como o investimento necessário para cada plataforma, o tipo de público alcançado, o grau de preparo do usuário para se tornar um potencial cliente e o retorno esperado pela empresa naquele canal.

 

Essas características devem ser consideradas juntamente com o objetivo da campanha. Será que o anúncio tem como objetivo consolidar a imagem da empresa em uma determinada região, aumentar as vendas ou aumentar a base de potenciais clientes?

5 principais métricas para monitorar estratégias eficazes de marketing digital

Aqui estão as principais medidas para avaliar os resultados em Marketing Digital. Ao utilizar esses indicadores, também conhecidos como Indicadores-Chave de Desempenho (KPIs), sua empresa terá mais informações para realizar mudanças ou impulsionar os investimentos nas estratégias de marketing em curso.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC) busca medir o quanto a empresa gasta em média para conquistar um novo cliente. Para chegar a esse valor, você deve somar todos os custos envolvidos na aquisição de novos clientes em um determinado período, como despesas para ações de marketing, salários, telefonia, etc.

 

Essa soma deve ser dividida pelo número de novos clientes conquistados nesse mesmo período. Como resultado, você obterá um número que representa o valor médio gasto para conseguir cada novo cliente. Confira a fórmula abaixo:

 

CAC = Soma dos investimentos / Número de novos clientes adquiridos

Retorno sobre Investimento (ROI)

O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma das métricas mais importantes para avaliar a eficiência das estratégias de Marketing Digital. Ele, basicamente, indica qual é o retorno financeiro obtido com os investimentos em marketing. Para obter o ROI, basta usar a seguinte fórmula:

 

ROI = (receita – custo) / custo

 

Onde “receita” é o valor total obtido com vendas em um determinado período, e “custo” é o valor total gasto com investimentos em estratégias de marketing e vendas nesse mesmo período. Se, por exemplo, a receita obtida em um mês foi de R$ 10.000,00, a partir de um investimento de R$ 2.000,00, o ROI é de:

 

ROI = (10.000 – 2.000) / 2.000

 

ROI = 8.000 / 2.000

 

ROI = 4

 

Assim, o ROI seria 4 vezes o valor investido inicialmente. Quanto maior o ROI, mais lucratividade o investimento trouxe.

Ticket Médio

O Ticket Médio indica quanto cada cliente gasta com os produtos ou serviços da sua empresa. Esse indicador é muito útil para fazer projeções de lucro e investimento em um período específico, ajudando no planejamento das estratégias de marketing.

O indicador pode ser calculado usando a seguinte fórmula:

 

Ticket Médio = receita / número de clientes

 

Os valores podem ser inseridos considerando períodos de um mês, um semestre ou um ano, conforme for mais interessante para o objetivo da mensuração.

Valor do Tempo de Vida (LTV)

O Valor do Tempo de Vida (LTV) é um indicador que busca determinar a média de retorno financeiro que um cliente pode gerar para uma empresa ao longo do seu ciclo de vida. Esse ciclo é composto pelo período em que o cliente permanece na empresa e permite estimar a receita média que ele pode gerar nesse período.

 

Para calcular o LTV, é necessário multiplicar o Ticket Médio pelo tempo médio de retenção de cada cliente. Por exemplo, se o Ticket Médio mensal é de R$ 250,00 e o tempo médio de retenção é de 6 meses, o LTV será de:

 

LTV = 250 x 6 = R$ 1.500,00

 

É importante destacar que o LTV precisa ser maior do que o CAC. Caso contrário, a empresa não obterá retorno financeiro suficiente para cobrir o custo de aquisição de cada cliente.

Índice de Conversão

A taxa de conversão é um dos principais indicadores para avaliar a eficácia das estratégias de Marketing Digital e seus resultados. Ela mede a proporção de visitantes que realizam uma determinada ação em relação ao número total de visitantes de um site ou página.

 

Por exemplo, se o objetivo de uma ação de marketing é fazer com que os visitantes baixem um ebook, a taxa de conversão pode ser calculada monitorando a relação entre o número de visitantes na página e o número de cliques para baixar o material.

 

Caso a taxa de conversão não seja satisfatória, isso pode indicar a necessidade de melhorar a experiência do usuário no site, como a usabilidade e o uso de estratégias persuasivas, como o CTA (Call to Action) para incentivar a ação desejada.

Quais são as melhores ferramentas para medir os resultados do marketing digital?

É essencial que os profissionais de marketing meçam o sucesso do marketing digital. A medição garante que as estratégias sejam executadas conforme planejado, que as empresas obtenham um bom retorno sobre seus investimentos e que os custos sejam controlados. A seguir, serão apresentadas as cinco melhores ferramentas para medir o sucesso do marketing digital.

 

  • Hubspot: a primeira ferramenta é o HubSpot, que ajuda na atração e conversão de leads, comunicação com os clientes e análise de campanhas e estratégias;
  • Google Analytics: a segunda ferramenta é o Google Analytics, líder mundial em análise de websites, que fornece relatórios de desempenho e métricas essenciais relacionadas a fontes de tráfego e comportamento do usuário;
  • Hootsuite: é uma plataforma de gestão de redes sociais, que permite o agendamento de publicações e o acesso a dados analíticos necessários para medir o sucesso das estratégias;
  • Mixpanel: foca no comportamento dos visitantes nas páginas do website e aplicações, permitindo rastrear as interações dos utilizadores em áreas logadas;
  • Mention: a quinta ferramenta é o Mention, que permite monitorar marcas, concorrentes ou indústrias e receber alerta em tempo real quando as marcas ou palavras-chave relevantes são mencionadas na internet.

Outras 3 ferramentas úteis para mensurar resultados no marketing digital

SEMRush

Se estiver à procura de uma excelente ferramenta de SEO, o SEMRush é um exemplo notável. Este software ajuda a gerir e aprimorar a visibilidade das marcas e auxilia na criação de conteúdo relevante para os utilizadores.

 

Esta plataforma executa uma pesquisa detalhada de palavras-chave por meio de uma análise global e local do website e apresenta o custo médio por clique (CPC) para cada palavra-chave.

 

Os resultados nesta plataforma são medidos com precisão e, ao usá-la, pode não só identificar as palavras-chave mais estratégicas para o seu negócio, mas também a posição do seu site para essas palavras-chave nos motores de busca (e dos seus concorrentes).

 

O que pode avaliar com o SEMRush:

 

  • Volume de pesquisa por palavras-chave;
  • Custo por clique (CPC);
  • Classificação do seu site nos SERPs;
  • Informações sobre os concorrentes.

Hotjar

O Hotjar é uma ferramenta extremamente útil para quem deseja entender o comportamento do utilizador nas páginas web. Funciona como um mapa de calor do website, também conhecido como heatmap, e fornece dados sobre os visitantes do site: onde clicam, o que visualizam, o que ignoram e até onde movem o cursor.

 

Os mapas de calor retratam 3 tipos de interações entre o utilizador e a página: Mapas de Calor de Clique (áreas mais clicadas na página), Mapas de Calor de Movimento (áreas onde o utilizador moveu o cursor), e Mapas de Calor de Scroll (área até onde o utilizador fez scroll na página web).

 

Com esta plataforma, pode garantir que oferece a melhor experiência aos visitantes, através dos dados resultantes dos mapas de calor. Pode também gravar o movimento dos visitantes e analisar o funil de conversão. Com isso, consegue assim recolher toda a informação para otimizar o website da melhor maneira possível.

Optimizely

Esta é a ferramenta perfeita para realizar testes A/B. O Optimizely permite gerir e testar inúmeros elementos de uma página web em simultâneo.

 

Por meio da Inteligência Artificial (IA), a plataforma oferece personalização e experimentação de vários elementos da página web. É possível assim comparar elementos como a localização, o dispositivo utilizado (smartphone, computador, etc) e até mesmo o próprio navegador.

 

A instalação desta ferramenta é muito fácil, sendo necessário apenas adicionar uma linha de JavaScript ao código do website.

Conclusão

O marketing digital é uma ferramenta essencial para a expansão e o aumento dos lucros de qualquer empresa. No entanto, é necessário medir o sucesso das campanhas digitais para garantir um desempenho máximo e aumentar as vendas.

 

É importante mensurar resultados no marketing digital para avaliar o comportamento do público-alvo, identificar as estratégias que dão retorno, reduzir riscos, melhorar o desempenho do negócio e identificar as métricas mais estratégicas para cada canal e objetivo da empresa.

 

A Bitpix é uma agência digital especializada em Marketing Digital que pode ajudar as empresas a monitorar estratégias eficazes de marketing digital, através de suas principais métricas como o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e o Retorno sobre o Investimento (ROI), entre outras. 

 

Bitpix pode auxiliar as empresas a impulsionar os investimentos em suas estratégias de marketing, oferecendo assim um serviço completo e personalizado para atender as necessidades de cada empresa.

 

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