BitPix

Bitpix Agência Digital Sorocaba

#BIT BLOG

Não existem forma melhor de aprender sobre marketing digital do que observando o que grandes players do mercado estão fazendo. Por isso, estudar sobre exemplos de marketing digital é uma boa prática para quem está começando a entrar nesse universo.

 

Para te ajudar com isso, reunimos 10 exemplos de marketing digital que são fáceis de aplicar. Isso significa que, ao final do post, você já poderá implementar algumas mudanças na comunicação da sua empresa.

 

Vamos nessa?

Por que é importante conhecer exemplos de marketing digital?

O ser humano aprende pelo ouvir e por ler. No entanto, a intensidade da aprendizagem é intensificada quando a pessoa é colocada em contato com exemplos reais. A velha frase “o exemplo arrasta” é uma verdade inquestionável quando o assunto é aprendizagem.

 

Conferir exemplos de marketing digital, portanto, é fundamental para quem deseja dar os primeiros passos nesse mercado. Pelo exemplo de outras empresas, é possível encontrar os melhores caminhos a serem tomados estrategicamente para a marca de quem observa.

10 exemplos de marketing digital

Por isso, reunimos 10 exemplos bem objetivos de marketing digital. Até poderíamos ter um tópico destinado a definir o que é marketing digital. Mas optamos por não realizar essa definição e mostrar, na prática, como tudo isso funciona.

 

Confira, a seguir, 10 exemplos de marketing digital fáceis de aplicar:

  1. SEO

SEO é uma das principais estratégias de marketing digital. Por isso mesmo, não poderíamos deixar de fora desta seleção de exemplos.

 

O SEO refere-se a um conjunto de ações que preparam o site para receber tráfego orgânico. Este tráfego, por sua vez, não apresenta custos como a mídia paga, tornando-o extremamente atrativo para quem deseja ampliar a aquisição sem uma elevação de gastos.

 

Para exemplificar tudo isso, se recorde da última vez que você realizou uma pesquisa no Google. Provavelmente, isso aconteceu há alguns segundos ou minutos, não é mesmo? Pois aqui está o princípio do SEO.

 

Os resultados para sua pesquisa, quando não são anúncios, chegaram ao Google graças a um trabalho dedicado de algum profissional de SEO. Quando empresas conseguem tráfego orgânico, basta colocar alguns banners e pop-ups para coletar dados dos visitantes e transformá-los em leads.

  1. Anúncios online

Se o SEO é uma estratégia que prepara o site para que os potenciais clientes cheguem até a marca, os anúncios online vão pelo caminho contrário. Neles, a marca vai ativamente atrás dos clientes, através de segmentações, investimento em dinheiro e filtros de interesse.

 

Recorde-se da última vez que usou as redes sociais. Não é preciso sequer fazer um esforço para lembrar a quantidade de anúncios que apareceram em sua timeline. Nisso consiste a estratégias de anúncios online.

  1. Redes sociais

As marcas também podem usar as redes sociais como uma estratégia de marketing digital. Através dessas plataformas, é possível estabelecer conexões humanizadas com o público, trazendo-o para perto, engajando com ele e persuadindo para que uma compra futura seja realizada.

 

A Magalu é um exemplo de marketing digital bem explorado nas redes sociais. Apesar de ser uma empresa, o esforço por humanização é perceptível. O mesmo acontece com a Netflix.

  1. E-mail marketing

O próximo exemplo de marketing digital é o e-mail marketing. Apesar de certos profetas do apocalipse declararem o seu fim toda semana, o e-mail segue firme como um dos melhores canais para conversão e relacionamento com o público.

 

No entanto, para que essa estratégia possa funcionar, é preciso garantir que tudo seja feito corretamente. Uma boa prática, nesse sentido, é utilizar boas ferramentas de automação, como o RD Station.

  1. Automação de interação no WhatsApp

Você já deve ter conversado com uma empresa pelo WhatsApp através de um atendimento totalmente automatizado, não é mesmo? Essa solução é super indicada para agilizar processos e gerar uma experiência positiva para os clientes.

 

Afinal, ninguém merece ter que ligar e esperar horas para conseguir gerar a segunda via de um boleto ou realizar uma negociação. No WhatsApp automatizado, tudo isso é feito em questão de segundos.

  1. Parceria com influenciadores

Outro exemplo de marketing digital, desta vez destinado sobretudo àquelas marcas que ainda não têm um volume significativo de audiência, é a parceria com influenciadores. Nesta estratégia, são contratadas pessoas famosas na internet para realizarem posts e stories de publicidade com o seu produto.

 

A intenção, no final das contas, é fazer com que pessoas que até então não conheciam seu produto passem a conhecer. Quando não há budget suficiente para contratar influenciadores, é possível também encontrar microinfluenciadores e estabelecer parcerias.

  1. Canal no Telegram

Para empresas que buscam um contato cotidiano intenso com o público, o Canal no Telegram é um modo de fazer isso, porque torna possível o envio diário de áudios e conteúdos exclusivos para aquela comunidade de consumidores que está se formando.

 

Quando a audiência presente no Canal é aquecida, ou seja, recebe conteúdos com frequência, haverá uma facilidade muito maior de, no futuro, a empresa realizar uma proposta comercial e esta ser aceita.

  1. Lives

Ainda como forma de engajar, outro exemplo de marketing digital são as lives, ou seja, as transmissões ao vivo. Nessas transmissões, a marca pode receber convidados e comunicar conteúdo de valor para a audiência.

 

Ter um dia e horário fixos, semanalmente, é uma boa prática para fidelizar ainda mais a audiência.

  1. Canal no YouTube

Um canal do YouTube também é uma forma de produzir conteúdo e engajar a audiência. As pessoas estão cada vez mais consumindo vídeos. Por isso, uma solução bastante interessante é produzir materiais neste formato para o canal.

  1. Loja virtual

Por fim, nosso último exemplo de marketing digital é a loja virtual. Mesmo que o centro do seu negócio não seja o e-commerce, é interessante manter uma loja com produtos da marca disponível para compra. Isso é um método de reforço da marca e criação de autoridade.

Conclusão

Neste artigo conferimos 10 exemplos de marketing digital facilmente aplicáveis. Vamos revê-los a seguir:

 

  1. SEO
  2. Anúncios online
  3. Redes sociais
  4. E-mail marketing
  5. Automação de WhatsApp
  6. Parceria com influenciadores
  7. Canal no Telegram
  8. Lives
  9. Canal no YouTube
  10. Loja virtual

Gostou do nosso conteúdo? Siga-nos no Instagram para ficar ligado nas novidades do marketing.

 

 

Deixe um comentário

Fale pelo WhatsApp
1