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O Brasil é o país com mais usuários de redes sociais de toda a América do Sul, com mais de 90 milhões de usuários. Outro dado empolgante é a estimativa que 74% de todos os brasileiros que usam a internet no país têm uma conta no Facebook e quase 30% dos usuários do Twitter residem no Brasil.

Por isso, as redes sociais são indispensáveis para uma estratégia de marketing digital definitiva. Logo, torna-se essencial compreender o funcionamento de mídias sociais como Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter.

Entender o funcionamento das redes sociais, ou melhor, dos algoritmos por trás de sua operação, é o ponto de partida para definir em qual rede investir a fim de obter resultados relevantes com custos baixos.

Facebook

O Facebook é a rede social mais popular entre os brasileiros, superando 90 milhões de usuários. Uma das razões que fizeram o Facebook cair no gosto dos internautas brasileiros foi a maneira como seus programadores inseriram algoritmos para indexar suas postagens, fazendo com que o grande volume de informações que circulavam diariamente se tornasse mais relevante para os interesses de cada usuário.

Embora o algoritmo do Facebook,, naturalmente não seja público, é possível identificar alguns pontos fundamentais de seu funcionamento, como:

  • O volume diário de postagens visíveis;
  • A identificação da postagem e o nível de relacionamento do usuário com outros usuários e temas, criando um sistema de pontuação destes índices;
  • O engajamento dos amigos do usuário com a publicação, associando as preferências de cada usuário em relação a determinadas temáticas, bem como comportamentos e reações ao post, como likesdislikes, compartilhamentos, ou outras formas de interação.

O efeito primário é o aumento potencial de engajamento com o feed, ou feeds relacionados aos temas disponibilizados através do funcionamento do algoritmo, fazendo da postagem ainda mais relevante para o usuário.

Desta forma, o desenvolvimento destes fatores faz do Facebook uma ferramenta muito eficiente de marketing para criar relevância de uma marca ou produto para um usuário, ampliando o alcance de pessoas e a potencial geração de negócios.

Instagram

O funcionamento do Instagram é bem mais simples que o Facebook. O que não reduz sua importância ou instrumentalidade como recurso de marketing digital. Afinal, o Instagram já ultrapassa os 50 milhões de usuários no Brasil e com o maior índice de engajamento entre todas as mídias sociais. Seu algoritmo produz feeds sob dois parâmetros:

  • Cronologia: embora o feed não seja necessariamente cronológico, o tempo é um critério sensível para ordenar a posição de uma imagem postada.
  • Engajamento: o comportamento do usuário em relação a um post, elevando a relevância da imagem postada e associação com o engajamento de outros usuários, gerando um maior destaque e, também, nas buscas realizadas pelos usuários.

Assim, o funcionamento do Instagram cria associação entre as imagens postadas e os interesses dos usuários em suas interações, aproveitando o potencial do engajamento de cada postagem para destacar o conteúdo conforme sua relevância e temporalidade.

Twitter

O Twitter vem ganhando espaço entre os internautas brasileiros, em parte, estimulado pela forma ágil como esportistas e celebridades publicam suas opiniões quase instantaneamente sobre certos acontecimentos.

O algoritmo do Twitter funciona baseado no comportamento prévio do usuário, ou seja, através da análise das temáticas e dos conteúdos de seus tweets, bem como seu engajamento em tweets de outros usuários.

A avaliação e a categorização dos tweets com base no engajamento que obtiveram na rede de seguidores do usuário, estimulando o engajamento de outros usuários. Assim, um tweet pode ser considerado relevante pelo nível de engajamento que tem gerado, como curtidas, respostas e retweets.

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Ao optar por uma rede social a fim de aumentar o fortalecimento de uma marca e gerar negócios para sua empresa, é fundamental compreender tanto o funcionamento da mídia, quanto o cenário ou nicho social em que se insere.

Desta forma, a escolha da estratégia de marketing digital a ser adotada, ou a necessidade da criação de um site para desenvolver o relacionamento com os usuários engajados pela rede social, bem como a essencialidade do gerenciamento dos dados gerados por esta ação, são tarefas que exigem experiência e dinamismo.

A BitPix é uma agência especializada em marketing digital, formada por uma jovem equipe multidisciplinar que reúne expertise e modernismo para gerenciar as ações desenvolvidas através das redes sociais.

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