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Por que marketing digital é importante e como sua empresa é beneficiada por isso

Entender porque marketing digital é importante é fundamental para que uma empresa consiga dar os primeiros passos online. Se você chegou até aqui, é porque está buscando por razões para investir no mundo digital.

Neste texto, nossos especialistas reuniram seus conhecimentos e decidiram mostrar com clareza o porquê investir no universo digital vale sim a pena.

Isso é confirmado pelos dados. Só em 2021, segundo pesquisa, o investimento em marketing digital cresceu mais de 70% em pequenas e médias empresas. Um número bastante significativo que revela o quanto esse tipo de investimento já é tido como essencial para a maioria das empresas.

 

O que é marketing digital?

Marketing digital é uma forma de executar o marketing no ambiente digital. Enquanto o marketing tradicional aposta em mídias e canais como televisão e rádio, o marketing digital investe em ações online, como anúncios, produção de conteúdo e mídias sociais.

No entanto, o marketing digital não é inimigo do marketing tradicional. Empresas com bons resultados conseguem trabalhar as duas dimensões em sintonia, possibilitando e gerando resultados bem expressivos.

Existem dois caminhos para conseguir esses resultados. O primeiro é através das soluções orgânicas, ou seja, por meio da produção de texto e publicações em mídias sociais. O crescimento, nesses casos, é mais lento.

O segundo caminho está relacionado às soluções pagas, que são os anúncios e campanhas de Ads. Nesses casos, os resultados são mais rápidos e bem mais expressivos.

 

Ferramentas de marketing digital

Conhecer as ferramentas digitais é tão necessário quanto conhecer o porquê marketing digital é importante. Por meio dessas ferramentas sua empresa poderá conquistar espaço online e gerar uma audiência qualificada.

De forma geral, temos as seguintes ferramentas:

 

  • produção de textos orgânicos para blog;
  • mídias sociais;
  • interação nos stories;
  • anúncios em plataformas de ads;
  • pop-ups;
  • formulários;
  • lead scoring;
  • e-mail marketing;
  • automação de e-mail;
  • otimização de SEO de sites;
  • landing pages;
  • páginas de vendas;
  • estratégia de conteúdo;
  • inbound marketing;
  • copywriting;
  • enquetes;
  • webinário;
  • semanas de conteúdo;
  • vídeos de Youtube;
  • lives e transmissões.

 

Qual é a importância do marketing digital?

Saber porque marketing digital é importante está diretamente relacionado a conhecer as razões de suas vantagens. Ora, qualquer empresa que começa a atuar online consegue colher resultados muito satisfatórios.

Pode acontecer, no entanto, de surgirem empresas cujos resultados não foram positivos. Talvez você esteja lendo esse conteúdo porque sua empresa não conseguiu bons resultados online.

Essas situações acontecem devido a erros estratégicos. Quando falta um trabalho sério e dedicado para executar o marketing digital, infelizmente os resultados não vêm. Por isso a necessidade de uma agência digital profissional.

Confira, a seguir, a importância do marketing digital expressa em 5 razões:

 

Qualificação da audiência

Em primeiro lugar, o marketing digital é importante porque consegue qualificar a audiência de uma empresa. A audiência, aqui, diz respeito àquelas pessoas que terão contato com os anúncios ou os conteúdos produzidos pela marca.

Como essa qualificação ocorre online? Em primeiro lugar, através das estratégias de segmentação de anúncios — que terá um tópico exclusivo ainda neste texto —, mas também por meio de estratégias de produção de conteúdo capazes de filtrar naturalmente pessoas interessantes em um assunto (SEO, hashtags, etc.).

 

Presença digital

Outra grande vantagem do marketing digital está relacionada à garantia da presença digital.

A presença digital é a constância que uma marca consegue alcançar diante do cliente. Ora, com ações online, a empresa terá uma exposição muito maior diante do seu público alvo. Com isso, será lembrada quando houver alguma necessidade relacionada ao produto ou serviço.

 

Assertividade na segmentação do público

Falamos acima sobre a vantagem da qualificação da audiência, e evidenciamos que uma das ferramentas dessa qualificação é justamente a segmentação de público.

Essa segmentação é um recurso presente somente no marketing digital. Em nenhum outro cenário, como no rádio ou na TV, isso é possível. Através da segmentação, os anúncios são exibidos somente para aquelas pessoas que fazem realmente sentido para a empresa.

Imagine anunciar no intervalo do Jornal Nacional. Sua empresa pagaria caro por essa inserção, enquanto seu anúncio seria mostrado para milhões de brasileiros. No entanto, talvez apenas 2 ou 3% desse público realmente faz parte do seu target.

Ao anunciar offline, você não pagará apenas para aparecer para aqueles 3%, mas sim para os milhões. O investimento, no final das contas, não compensa. Online, o cenário muda bastante.

 

Investimento proporcional

Enquanto para anunciar em grandes mídias existem altos preços já fixados, para começar a rodar anúncios online não é preciso desembolsar grandes fortunas. Isso porque todo o investimento é proporcional, ou seja, pode crescer enquanto a empresa assim escolher.

Além disso, os valores iniciais de investimentos do marketing digital são bem baixos, sendo que a maioria das mídias sequer tem um valor mínimo.

 

Análise de resultados

Por fim, destacamos que no marketing digital fica muito mais fácil analisar dados. As ferramentas de anúncios contam com recursos de mensuração que garantem uma eficácia muito maior na identificação dos resultados.

Sua empresa merece mais, conte com uma agência que sabe porque marketing digital é importante e consegue gerar resultados de verdade. Entre em contato com a equipe da Bitpix e conheça as condições preparadas especialmente para você.

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