Saber o que é gestão de mídias sociais é fundamental para as empresas que buscam ter resultados efetivos online. Afinal, o marketing digital precisa ser realizado com eficiência, sobretudo porque deixar de performance na internet é sinônimo de perder dinheiro e oportunidades de negócio.
Sua empresa precisa encontrar o caminho das pedras rumo aos resultados online. Como fazer isso? Através da descoberta do que é gestão de mídias sociais de verdade e a aplicação eficaz de estratégias.
Um ponto fundamental neste assunto é entender quando as redes precisam ser profissionalizadas e qual o verdadeiro papel das mídias sociais no plano geral de marketing.
É sobre isso que falaremos neste post. Boa leitura!
Gestão de mídias sociais é o processo de gerenciar a atuação nas redes sociais, buscando profissionalismo e orientando todas as ações para um verdadeiro resultado. Mais do que publicar simples posts, esse gerenciamento parte de uma estratégia muito bem fundamentada.
Aqui na Bitpix, quando desenvolvemos planejamentos para nossos clientes, reunimos as seguintes informações estratégicas:
A gestão de mídias sociais está relacionada ao marketing da empresa. A responsabilidade, portanto, é desse setor. No entanto, é bem possível que algumas empresas não tenham o setor bem estruturado. Nesses casos, muitos empreendedores acabam executando as ações online.
Tanto no primeiro caso, quando há um setor de marketing, tanto como no segundo (e especialmente neste), há a necessidade de uma agência digital. Contar com uma agência é fundamental para que as redes sociais sejam realmente profissionais.
O amadorismo nas redes, infelizmente, é prejudicial para a empresa, e nem o setor de marketing, nem o empreendedor têm tempo sobrando para dedicar à profissionalização das mídias sociais.
Uma empresa que compreende o que é gestão de mídias sociais consegue aplicar estratégias de uma melhor forma e, com isso, colhe diversos benefícios que impactam os resultados.
O principal benefício dessa gestão consiste na presença digital. Ora, quando as redes estão atualizadas, a empresa consegue manter-se presente diante do seu público, com muito mais intensidade e constância.
Esse último elemento, inclusive, é fundamental: sem constância, qualquer resultado online torna-se impossível de ser alcançado. No entanto, em linhas gerais, não basta apenas constância. É necessário acertar na qualidade do conteúdo.
Confira, a seguir, outros benefícios da gestão de mídias sociais para a empresa:
Quando uma empresa é atuante nas mídias sociais, ela está oferecendo uma vitrine virtual para que seus clientes possam conhecê-la. Essa vitrine, embora virtual, é fundamental porque exerce um papel muito semelhante à real, ou seja, a de mostrar e revelar os produtos da organização.
Quantas pessoas não compram por impulsividade, ao passar diante da vitrine de um shopping, não é mesmo? Nas redes sociais, isso é potencializado. Aqueles produtos expostos nas mídias incentivam a compra do público.
Muitas pessoas utilizam as redes para encontrarem produtos. Nesse exato momento, muitos usuários estão pesquisando sobre aquilo que você oferece.
A base para um marketing bem-sucedido, hoje em dia, está no relacionamento. Pessoas querem encontrar outras pessoas. No caso de marcas, estas devem ser representadas por pessoas reais ou, então, por personagens fictícios.
É o que acontece, por exemplo, com a Magalu, que utiliza uma personagem para representá-la. Ao mesmo tempo que isso é uma estratégia para as mídias sociais, também é um benefício, já que as pessoas criam conexões muito mais profundas com as marcas.
Qual a consequência disso? Ora, fidelização. A partir de conexões mais profundas, os clientes tendem a permanecer mais tempo com a marca. Todo esse processo é inconsciente.
Por fim, um dos grandes benefícios da gestão de mídias sociais está na possibilidade de metrificar as ações, ou seja, de mensurar os resultados obtidos online. Absolutamente tudo que é feito na internet pode ser mensurado, de forma muito mais eficiente do que em mídias tradicionais.
Imagine uma marca que invista R$ 1.000 em um outdoor. Ela nunca saberá quantas pessoas foram alcançadas efetivamente e quais os resultados em vendas. No entanto, esse mesmo valor aplicado online é totalmente mensurável.
Em um relatório digital, é possível identificar quantas pessoas foram realmente impactadas, e as vendas realizadas a partir das ações online.
Uma dúvida bem comum que surge entre as empresas é a identificação de como os trabalhos de gestão de mídias sociais devem ser executados. Entre as várias opções aparecem, por exemplo:
Há, no entanto, certas complexidades relacionadas às opções acima. No caso da contratação de um estagiário, por exemplo, a falta de experiência é um fator prejudicial, já que as redes sociais não são ações secundárias nas estratégias de marketing.
Para setores de marketing, o fator tempo entra em jogo. Diante de tantos trabalhos do setor, dedicar tempo às redes sociais pode representar um problema.
A melhor opção, portanto, é a contratação de uma agência digital.
Não basta saber o que é gestão de mídias sociais e aplicar algumas estratégias nesse sentido. É necessário ir além. Outras mídias e estratégias precisam ser combinadas à atuação nas redes sociais.
Um exemplo disso é, por exemplo, campanha de Ads no Google e em plataformas online de anúncios. Uma agência digital de resultados, portanto, é aquela que tem expertise em performance também em anunciar online.
Neste artigo, descobrimos o que é a gestão de mídias sociais. Também identificamos que o melhor caminho para essa gestão é a contratação de uma agência digital.
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