O trabalho de uma marca nas redes sociais exige muito esforço e dedicação. Mas tem um elemento que, embora essencial, por vezes é esquecido na hora de pensar em uma estratégia para a atuação online.
Estamos falando das artes para mídias sociais. A identidade visual tem uma força ainda pouco compreendida e conhecida. No entanto, é um dos pilares para conseguir resultados online verdadeiramente satisfatórios.
Neste texto vamos falar sobre esse assunto, explorando a importância das artes para mídias sociais, algumas ideias, como fazer artes, na prática, e, por fim, como encontrar a melhor maneira de criar artes para suas redes sociais.
Estava buscando um conteúdo completo sobre o assunto? Fique conosco e, ótima leitura!
As artes para mídias sociais são imagens criadas em plataformas próprias para isso, cuja finalidade é comunicar algo da identidade da empresa para o público-alvo, ou então entregar conteúdos de valor. Existem profissionais e agências dedicados exclusivamente ao desenvolvimento de artes para mídias sociais.
Algumas empresas chegam a contratar um profissional exclusivamente para atuar na organização. Geralmente, tais profissionais não criam apenas as artes, mas também gerenciam as redes sociais corporativas.
Outras organizações apostam em ainda mais profissionalismo, contratando agências especialistas na criação de artes para mídias sociais.
O primeiro passo para ter artes para mídias sociais profissionais é conseguir inspirações.
Nesse sentido, há muito material online para se inspirar. Esta pasta no Pinterest, por exemplo, traz dezenas de ideias de artes para mídias sociais dos mais diversos setores:
Mas, além desses modelos disponíveis na internet, também gostaríamos de compartilhar alguns dos trabalhos desenvolvidos aqui na Bitpix. Em primeiro lugar, algumas artes disponíveis em nosso próprio Instagram:
Mas também compartilhamos algumas ideias de artes para mídias sociais dos nossos clientes, como as artes do Instagram dos Alhos Piasi:
Mas, afinal, como fazer artes para mídias sociais? Existem várias opções nesse sentido como, por exemplo, a contratação de freelancers.
No entanto, essa modalidade de contratação costuma apresentar uma série de problemas, sobretudo pela falta de segurança associada a esses profissionais. Naturalmente, não podemos generalizar, mas é fato que a contratação de freelancers nem sempre ocorre sem problemas.
Mas, apesar disso, existem outras quatro formas bem populares: fazer arte por conta própria no Canva, utilizar o Photoshop, contratar agências de marketing digital ou, então, um profissional inloco nas empresas.
Vamos explorar essas opções a seguir:
As agências de marketing digital conseguem se apresentar com as melhores soluções quando o assunto são as artes para mídias sociais.
Isso porque, quando observado o custo-benefício, o preço dos serviços é considerado baixo, enquanto a qualidade do que é entregue costuma surpreender, e muito.
Uma empresa dificilmente poderá contar com um time completo de especialistas para desenvolver seu conteúdo. Quando contrata uma agência, no entanto, isso se torna possível, já que boas agências contam com profissionais de planejamento, redação, criação e social media.
Algumas empresas cogitam, ainda, a contratação de um profissional exclusivo para desenvolver as comunicações da empresa.
Geralmente, trata-se de um profissional de design ou um estagiário de cursos de comunicação.
O custo-benefício, no entanto, não costuma ser interessante. Isso porque, de forma geral, tais profissionais são experts em um dos pilares de comunicação online, não conseguindo desenvolver tão bem outros aspectos.
Para exemplificar: imagine que uma empresa contrata um profissional de design para cuidar das mídias sociais. Esse profissional pode ser ótimo em design, mas deixará a desejar em outros aspectos, como criação de conteúdo e gerenciamento das redes sociais.
Problema semelhante acontecerá com a contratação de um estagiário. Devido à falta de experiência, essas pessoas não conseguirão desenvolver uma comunicação verdadeiramente profissional.
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