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Tipo de campanha: qual a melhor para sua empresa?

Ter sucesso com a comunicação é a base para conseguir bons resultados em vendas. Nesse sentido, empresas de todos os tipos e tamanhos investem em campanhas publicitárias dos mais diversos estilos.

Quem não tem na lembrança, por exemplo, aquela propaganda que marcou a infância, não é mesmo? Comerciais de cerveja, do Bombril, do suco Tang, da Dolly, etc.

Se você chegou até este texto, é porque está investigando qual tipo de campanha é o mais ideal para a comunicação da sua empresa. No presente artigo, vamos apresentar alguns modelos e mostrar o melhor caminho para desenvolver campanhas publicitárias.

Boa leitura!

 

Por que fazer campanhas publicitárias?

Uma campanha publicitária pode contar com diversos objetivos. Antes de escolher um tipo de campanha, inclusive, o ideal é justamente definir muito claramente qual o objetivo que se deseja perseguir.
 
O primeiro grande objetivo é ampliação da lembrança de marca, que consiste em um esforço para fazer com que a empresa assuma um posicionamento mais favorável na mente do consumidor.
 
Mas há, também, um objetivo direto de venda, cuja finalidade são os resultados comerciais. Pode-se citar, ainda, objetivos como impacto social, gestão de crises, etc.


Tipo de campanha: as principais

A partir do objetivo, ou seja, do que se deseja alcançar com a campanha, será possível definir o seu tipo. Esse tipo de campanha determinará todo o conteúdo da propaganda, bem como a maneira como será veiculada.
 
Geralmente, partindo desse tipo, um redator publicitário define os textos e o roteiro das propagandas, que são aprovadas pelo cliente, gravadas, produzidas e, por fim, publicadas.
 
Conheça, a seguir, os principais tipos de campanha:
 
Campanha institucional
O tipo de campanha institucional cumpre com o objetivo de aumentar o reconhecimento da marca, ou seja, torná-la mais conhecida e lembrada pelo público-alvo. Geralmente, essa campanha é apoiada por um vídeo muito impactante, com um jingle ou uma boa história contada.
 
Uma das forças mais potentes presentes nesse tipo de campanha são os apelos emocionais. Quando campanhas do tipo são veiculadas, não se espera resultados imediatos em vendas, mas apenas um impacto positivo na mente do cliente.
 

Campanha promocional 

Ao contrário da anterior, este tipo de campanha está relacionado com um impacto positivo em vendas. Através do forte apelo visual, as pessoas são conduzidas a prestar atenção na mensagem da marca que, neste caso, está geralmente associada a condições promocionais.

A palavra “promoção” pode soar equivocadamente em nossos ouvidos. É comum associá-la, por exemplo, a descontos. Embora os descontos possam fazer parte da campanha promocional, uma coisa não é sinônima da outra.

Por promoção, entendemos tudo aqui que, de algum modo, promove o produto, como o apelo visual, a mensagem, as condições de pagamento, os benefícios, etc.

SEMANA DO CONSUMIDOR – PREÇOS MAIS BAIXO QUE BLACK FRIDAY

 
Campanha social e educativa
Esse tipo de campanha não tem uma finalidade voltada para o produto, para marca ou sequer para promoção. A campanha social tenta engajar as pessoas em torno de uma causa ou, então, busca ensinar algo para as pessoas.
 
São as famosas causas de conscientização, ou ancoradas, por exemplo, nesta campanha do TSE para conscientizar sobre a segurança das urnas:
 
 
Campanha política eleitoral

O tipo de campanha política ou eleitoral é justamente aquele tipo de propaganda que apresenta candidatos. Geralmente, são realizadas em tempo eleitoral, dando espaço para que candidatos apresentem suas propostas, gerem conexão com eleitores e os convençam ao voto.

Há uma legislação especial para este tipo de campanha e, por isso, somente agências capacitadas pode ser contratadas.


Campanha governamental

O governo, em todos os níveis, também realiza campanhas publicitárias para comunicar detalhes de sua atuação e mostrar serviço para o público. Por isso, há um tipo de campanha especial para essa finalidade, que é justamente a campanha governamental.

Os governos e empresas estatais, portanto, frequentemente veiculam esse tipo de campanha, com o intuito de se promoverem frente à opinião pública.

Campanha do governo Bolsonaro sobre a reforma da Previdência – 20.fev.2019


Campanha de oportunidade

Com uma presença mais forte nas redes social, o tipo de campanha da oportunidade é aquela que se aproveita de assuntos que estão em alta para comunicar algo relacionado à marca ou a algum produto.

Nesta campanha, deve haver um cuidado redobrado, tanto para que o timing seja respeitado, de modo que aquilo que foi produzido e publicado não o seja tarde demais, como também para evitar deslizes em assuntos delicados.

Embora essas campanhas sejam feitas em assuntos pontuais, também podemos citar a questão da Copa do Mundo, onde muitas empresas apresentam a data e o assunto:

Comercial Nike Copa do Mundo 2014 – O Último Jogo


Campanha de lançamento

Quando algum produto é lançado, um tipo de campanha em específico é utilizada. A campanha de lançamento existe justamente para isso.

Esse tipo de campanha tem uma dupla função: informar e emocionar, já que a maioria das nossas ações são feitas a partir das emoções sentidas e percebidas. As marcas com mais dinheiro utilizam, inclusive, figuras famosas.

Volkswagen Gol G5: Comercial de Lançamento no Brasil


Campanha de sustentação

Por fim, a campanha de sustentação é utilizada após o lançamento do produto, com o intuito de reforçar o impacto inicial recebido na campanha de lançamento.

No fundo, é uma continuação da primeira campanha, com o foco de manter o produto em evidência por mais tempo.


Com quem fazer campanhas publicitárias

Para desenvolver campanhas de sucesso, é preciso contar com uma ajuda especializada. Nesse sentido, uma agência digital é a parceria ideal. Isso porque a equipe de uma agência é formada por profissionais capacitados, que conseguem estabelecer uma comunicação de sucesso.


Conclusão

Antes de encerrar, vamos resumir os tipos de campanhas mais comuns:

  • institucional;
  • promocional;
  • social e educacional;
  • política e eleitoral;
  • governamental;
  • oportunidade;
  • lançamento;
  • sustentação.

Ao final, destacamos a importância de contar com uma agência para estabelecer campanhas de sucesso. Entre em contato com nossa equipe e saiba mais.

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