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O que são mídias sociais

A presença das empresas nas mídias sociais já é uma realidade bastante palpável no cenário das organizações brasileiras.

Mais do que responder, portanto, o que são mídias sociais, é preciso descobrir como atuar de forma correta por meio delas.

Aproximadamente 80% das empresas brasileiras têm presença nas mídias, o que significa que a maior parte dos negócios já entendeu sua importância.

Neste artigo, a Bitpix reuniu seus especialistas para responder as perguntas mais comuns sobre o assunto e, também, mostrar na prática como ter sucesso nas mídias sociais.


O que são mídias sociais?

Mídias sociais são aqueles espaços online feitos para promover relacionamentos entre as pessoas. Além disso, as mídias sociais também são úteis para o compartilhamento e consumo de conteúdos dos mais diversos formatos.

As empresas dependem das mídias sociais para conseguirem entrar nas conversas das pessoas e conseguir conexão com elas.

 

Como surgiram as mídias sociais

Desde os tempos mais remotos, o ser humano é marcado por relacionamento. Com a ascensão da internet, essa marca passou a adotar outras formas e características, agora adaptados ao ambiente online.


  • a primeira rede social surgiu em 1995 nos Estados Unidos, e seu nome era Classmates;
  • o objetivo inicial era conectar estudantes de faculdade;
  • a partir daí surgiram outras como Last.FM, Flickr e Vimeo;
  • em 2004 foram criadas as duas redes sociais que, historicamente, mais marcaram as trajetórias das redes sociais: Facebook e Orkut.

 

Dados e estatísticas sobre mídias sociais

Os dados e estatísticas sobre as mídias sociais comprovam seu poder:

  • o Brasil é o 3º país que mais utiliza mídias sociais;
  • brasileiro gasta cerca de 3 horas e 42 minutos por dia nas redes;
  • 53,6% da população mundial usa mídias sociais;
  • as pessoas usam mídias sociais para se manterem atualizadas com notícias e novos acontecimentos;
  • o Facebook ainda é a mídia social mais utilizada.

Diferença entre mídias e redes sociais

Ao tentar responder o que são mídias sociais, é bem possível que haja confusões entre este conceito e o conceito de redes sociais.

Mídia social é um termo mais amplo, incluindo todos os canais e ferramentas utilizados para compartilhamento de conteúdo e mensagens.

Já a rede social tem foco em relacionamentos, e bem menos em conteúdo.

Exemplos de mídias sociais

Alguns exemplos de mídias sociais são:

  1. WhatsApp;
  2. Facebook;
  3. Instagram;
  4. Youtube;
  5. TikTok;
  6. Messenger;
  7. Snapchat;
  8. Twitter;
  9. Pinterest;
  10. LinkedIn.


Melhores mídias sociais para empresas

Toda mídia social pode ser aproveitada pelas empresas, afinal, onde há conversa as marcas podem interagir com os demais usuários.

No entanto, não é recomendável investir em todas de uma vez. Na verdade, o melhor caminho é começar aos poucos, sobretudo nas redes sociais mais populares.
 

A importância das mídias sociais para as empresas

As mídias sociais têm uma importância central na estratégia de comunicação das empresas. Mas, de forma geral, podemos destacar:

  • criação de relacionamentos mais próximos;
  • possibilidade de fazer ofertas;
  • divulgação de produtos;
  • maior visibilidade;
  • construção de base de clientes fiéis.
 

Funções das mídias sociais para empresas

As mídias sociais exercem a função de facilitar a comunicação com o cliente, conectando consumidor e empresa e permitindo que parcerias sejam estabelecidas.

Além disso, as mídias sociais servem como porta de entrada para o site da empresa.


É melhor investir em televisão, outdoor ou mídias sociais?

A mídia tradicional tem um custo muito elevado e resultados não tão expressivos.

Em contrapartida, as mídias sociais podem ser utilizadas a partir de um custo muito reduzido e com resultados bem mais satisfatórios.

Principais mídias sociais do momento

Segundo dados de 2022, as redes sociais mais utilizadas no momento são:

  • Facebook: com 2,91 bilhões de usuários;
  • YouTube: com 2,56 bilhões de usuários;
  • WhatsApp: com 2 bilhões de usuários;
  • Instagram: com 1,45 bilhão de usuários;
  • WeChat: com 1,26 bilhão de usuários;
  • Facebook Messenger: com 1 bilhão de usuários;
  • TikTok: com 970 milhões de usuários;
  • LinkedIn: com 830 milhões de usuários.


Qual o melhor horário para postar nas mídias sociais?

Ao atuar nas mídias sociais, muitas empresas têm dúvidas bastante legítimas e práticas sobre o assunto, como por exemplo qual o melhor horário para as postagens.

A resposta para essa pergunta é: depende.

Existem horários com maior pico de uso e engajamento nas redes, mas essa é uma preocupação secundária. A maior preocupação deve ser com a qualidade do conteúdo, e não com horários.

No entanto, de forma geral, os dados a seguir são bem aceitos:

  • no Instagram, os melhores dias são segunda, quarta e sexta, com preferência para o início da manhã ou final da tarde;
  • no Facebook, os melhores dias também são segunda, quarta e sexta, mas os melhores horários são às 11h e entre 14h e 15h.

Ferramentas para mídias sociais

O trabalho com mídias sociais pode ser facilitado com o auxílio de algumas ferramentas.

Alguns exemplos de boas ferramentas para mídias sociais são:

  1. Mlabs;
  2. Canva;
  3. Google Alerts;
  1. Keyword Planner;
  2. Trello;
  3. MetaHashtags;
  4. Google Analytics Social.

Passo a passo para ter sucesso nas mídias sociais

Para ter sucesso nas mídias sociais é importante seguir um passo a passo bem definido, também seguido por aquelas marcas que mais conseguem resultados online.

Conheça, a seguir, os 5 passos fundamentais para ter sucesso nas mídias sociais:

  1. Defina seu público;
  2. Encontre a melhor linguagem;
  3. Divida seus assuntos em editorias;
  4. Trabalhe as mídias sociais dentro do funil de vendas;
  5. Conte com a ajuda de uma agência digital.

A importância de ter uma agência para cuidar das mídias sociais

Não basta saber o que são mídias sociais. É preciso também garantir que o trabalho seja bem feito e desenvolvido de forma profissional.

Nesse sentido, não é recomendável, por exemplo, que os empreendedores busquem desenvolver esse trabalho por conta própria.

Contratar um funcionário exclusivo para esse fim, infelizmente, representa um custo muito alto.

As empresas têm cada vez mais buscado agências digitais como parceiras na concepção e execução das estratégias de mídia social.

Conclusão

Sua empresa merece mais, conte com uma agência de gestão de mídias sociais que sabe de verdade o que são mídias sociais. Entre em contato com a equipe da Bitpix e conheça as condições preparadas especialmente para você.
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