BitPix

Não adianta, ter uma mídia social só por ter, é perca de tempo. Uma estratégia efetiva carece de um retorno sobre o investimento. E, para isso, é importante conseguir mensurar os teus resultados e tomar decisões a partir disso.

 

E, para tal, é que existem as métricas, que são os dados que as mídias sociais disponibilizam para qualquer usuário. Neste post, a Bitpix vai ajudar você a identificar quais são as principais métricas e que decisões tomar a partir disto.

O Que São Métricas?

As métricas são dados mensuráveis, para entender a performance e o comportamentos dos usuários de um site ou uma rede social. É por meio destes dados que você pode entender a eficácia das suas ações online.

 

Se você consegue definir suas principais métricas, você mapeará todo o seu processo de comunicação, podendo, assim, otimizar cada etapa e identificar falhas no processo.

A Importâncias das Métricas

Definir, portanto, suas métricas mais importantes, é necessário para compreender se o seu objetivo de marketing digital está sendo cumprido, ou se você precisa melhorar alguma coisa no meio do caminho.

Métricas De Mídias Sociais

Algumas das métricas das mídias sociais são: alcance, engajamento, curtidas, comentários, impressões, compartilhamentos, etc. Traremos o significado e a importância de cada delas:

 

  • Alcance: Número de pessoas únicas alcançadas pela publicação, página ou perfil;
  • Engajamento: Quantidade de usuários envolvidos pelas publicações da página;
  • Curtidas: Número de pessoas que clicaram no curtir nas páginas;
  • Comentários: Quantas pessoas interagiram diretamente com a publicação;
  • Impressões: Quantas vezes sua publicação ou página foi visualizada (pela mesma pessoa, ou não);
  • Compartilhamentos: Quantas vezes sua publicação foi compartilhada pelos usuários;
  • Salvamentos: No Instagram, existe a métrica de salvamento, que diz respeito a quantidade de pessoas que salvaram a publicação.

 

Na ordem de importância: Compartilhamentos > Salvamentos > Comentários > Engajamento > Curtidas > Alcance.

Métricas De Conversão

As métricas de conversão são as que mais devem ser observadas. São elas que dizem se qualquer ação conta com alguma efetividade. Uma métrica de conversão é um dado que diz se alguém tomou ou não determinada ação em seu site, ou negócio local.

 

Algumas métricas de conversão são: vendas, cadastros, leads, visitas ao negócio local, etc. Enfim, ações que demonstram que houve uma compra ou a intenção dela.

A Tomada de Decisões A Partir Dos Dados

A partir do levantamento dos dados, e a interpretação de acordo com seu objetivo, é possível tomar decisões para melhorar a performance. Por exemplo, se seu engajamento está baixo, é sinal de que você precisa melhorar a qualidade do conteúdo e investir em anúncios.

 

Se a conversão está baixa, talvez uma melhora no copywriting e na sua oferta pode ajudar. Não use os dados apenas para envaidecer o seu negócio. Use-os para tomar decisões.

Fale pelo WhatsApp
1