Não adianta, ter uma mídia social só por ter, é perca de tempo. Uma estratégia efetiva carece de um retorno sobre o investimento. E, para isso, é importante conseguir mensurar os teus resultados e tomar decisões a partir disso.
E, para tal, é que existem as métricas, que são os dados que as mídias sociais disponibilizam para qualquer usuário. Neste post, a Bitpix vai ajudar você a identificar quais são as principais métricas e que decisões tomar a partir disto.
O Que São Métricas?
As métricas são dados mensuráveis, para entender a performance e o comportamentos dos usuários de um site ou uma rede social. É por meio destes dados que você pode entender a eficácia das suas ações online.
Se você consegue definir suas principais métricas, você mapeará todo o seu processo de comunicação, podendo, assim, otimizar cada etapa e identificar falhas no processo.
A Importâncias das Métricas
Definir, portanto, suas métricas mais importantes, é necessário para compreender se o seu objetivo de marketing digital está sendo cumprido, ou se você precisa melhorar alguma coisa no meio do caminho.
Métricas De Mídias Sociais
Algumas das métricas das mídias sociais são: alcance, engajamento, curtidas, comentários, impressões, compartilhamentos, etc. Traremos o significado e a importância de cada delas:
Alcance: Número de pessoas únicas alcançadas pela publicação, página ou perfil;
Engajamento: Quantidade de usuários envolvidos pelas publicações da página;
Curtidas: Número de pessoas que clicaram no curtir nas páginas;
Comentários: Quantas pessoas interagiram diretamente com a publicação;
Impressões: Quantas vezes sua publicação ou página foi visualizada (pela mesma pessoa, ou não);
Compartilhamentos: Quantas vezes sua publicação foi compartilhada pelos usuários;
Salvamentos: No Instagram, existe a métrica de salvamento, que diz respeito a quantidade de pessoas que salvaram a publicação.
Na ordem de importância: Compartilhamentos > Salvamentos > Comentários > Engajamento > Curtidas > Alcance.
Métricas De Conversão
As métricas de conversão são as que mais devem ser observadas. São elas que dizem se qualquer ação conta com alguma efetividade. Uma métrica de conversão é um dado que diz se alguém tomou ou não determinada ação em seu site, ou negócio local.
Algumas métricas de conversão são: vendas, cadastros, leads, visitas ao negócio local, etc. Enfim, ações que demonstram que houve uma compra ou a intenção dela.
A Tomada de Decisões A Partir Dos Dados
A partir do levantamento dos dados, e a interpretação de acordo com seu objetivo, é possível tomar decisões para melhorar a performance. Por exemplo, se seu engajamento está baixo, é sinal de que você precisa melhorar a qualidade do conteúdo e investir em anúncios.
Se a conversão está baixa, talvez uma melhora no copywriting e na sua oferta pode ajudar. Não use os dados apenas para envaidecer o seu negócio. Use-os para tomar decisões.