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O cenário das redes sociais não para de se transformar. Novas tendências, novas ferramentas, novas possibilidades. Em meio a tanta mudança, é importante ficar sempre atualizado para vencer os constantes desafios que esse cenário de inovação nos trás. O portal Marketing de Conteúdo levantou alguns dos principais desafios para o marketing em redes sociais em 2018, confira abaixo:

1. Declínio ainda maior do alcance orgânico

Se você está percebendo o seu alcance cada vez menor, prepare-se: essa é uma tendência para todas as redes sociais.

Existem dois principais motivos para isso acontecer.

Primeiro: as plataformas precisam monetizar e, para isso, criam maneiras para que você invista nelas. O alcance orgânico é reduzido, e os anúncios passam a ser a opção de conseguir mais engajamento. Separe um orçamento específico para anúncios pagos em 2018, pois essa tendência só irá crescer.

O outro motivo é que essas redes priorizam a experiência do usuário. Isso significa que muitas vezes sua postagem não chegará ao consumidor por não ser tão relevante para ele como a de um familiar, por exemplo.  Os algoritmos reconhecem isso e escolhem os conteúdos mais relevantes para seus usuários.

Descobrir maneiras de estar à frente desses códigos entregando conteúdo diferenciado e relevante continuará um dos maiores desafios das marcas.

2. Novas maneiras de fazer vídeos

Conteúdo audiovisual promete ganhar mais força no próximo ano. Mesmo hoje já é quase impossível entrar no seu Facebook, por exemplo, e não encontrar diversos vídeos.

O desafio que surge está relacionado à saturação dessa estratégia.

Embora os vídeos continuem crescendo, será preciso entregar conteúdos e formatos diferenciados para chamar a atenção dos usuários em meio a tanta informação. Por isso, não deixe de fazer produções fora da curva.

3. Mudança nas formas de consumo

Não somente novas funcionalidades surgem. Plataformas e meios de consumir conteúdo tomam força cada dia mais.

Se antigamente muitas pessoas acessavam a internet por meio de computadores, hoje grande do tráfego online vem de dispositivos móveis. E não é só isso que mudou!

O relacionamento entre usuários e marcas tende cada vez mais para a horizontalidade, ou seja, um diálogo entre iguais. Por isso, encontrar formas de inserir os usuários na produção de conteúdo é um dos grandes desafios.

Para sair na frente, é preciso entender as demandas e modos de relacionamento de seu público e adaptar sua produção de conteúdo nesse sentido.

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