BitPix

Você já deve ter visto o novo ícone de uma pequena televisão no Instagram, certo?

O IGTV é a última novidade da rede social que mais cresce no mundo. Mas o que esperar deste serviço e como ele pode ser utilizado pela sua marca? Confira abaixo tudo sobre este novo recurso.

Intuitivo

Com certeza é a primeira impressão que a plataforma deixa. Se você já conhece o Instagram, vai usar o IGTV normalmente sem problemas. O serviço pode ser acessado no próprio Instagram, pelo ícone laranja no canto superior direito; ou pelo aplicativo próprio do IGTV, que não traz nenhuma função extra, mas deixa o acesso ainda mais fácil para assistir e postar vídeos.

Vídeos mais longos

Os vídeos no IGTV podem ter de 15 segundos a 10 minutos, com resolução de até 4k. Contas com alcances maiores já começam com a permissão de subir vídeos de até uma hora. A ferramenta é focada em criadores de conteúdo que já fazem sucesso na plataforma, mas esbarravam no limite de duração de 1 minuto para posts no feed ou de 15 segundos nos Stories.

Apenas na vertical

O IGTV foi desenvolvido especificamente para vídeos na vertical e em tela cheia. A ideia é fortalecer a tendência de vídeos para celular, que serão responsáveis por 78% do tráfego total de dados móveis até 2021, de acordo com estimativas do Cisco Visual Networking Index. E aqui fica a dica: evite reciclar conteúdos para o formato vertical. Adapte-se à plataforma e invista em uma estratégia específica para o IGTV.

Mais amadores, menos profissionais

“Aprendemos que o público mais jovem está passando mais tempo com criadores de conteúdo amadores e menos tempo com profissionais.” É o que dizem os responsáveis pelo Instagram no texto de apresentação do IGTV. A apresentação vai além e afirma que, para as empresas, está “mais fácil do que nunca se aproximar do público e ser descoberto por novas pessoas”.

Somente upload

Não é possível fazer “lives” no IGTV, assim como não dá pra gravar o vídeo na hora, da mesma forma que é feito com os Stories. O upload pode ser feito também por desktop, basta acessar o perfil do Instagram pelo navegador.

Comece agora

É muito simples criar seu canal. Acesse o IGTV, clique no símbolo de engrenagem e depois em “Criar canal”. Pronto! Para carregar um vídeo, clique na foto do seu perfil e selecione “Carregar vídeo” ou o ícone +. O app irá mostrar os vídeos aceitos pela plataforma. Selecione um vídeo e clique em “Avançar”. Você pode adicionar uma imagem personalizada para a capa (thumbnail) ou selecionar um frame (opção disponível apenas pelo celular). Vale a pena investir em uma imagem chamativa! Depois de selecionar a capa, dê um título e uma descrição. Mais uma vez, criatividade é tudo nessas horas!

Agora vem a parte difícil

A parte boa do vídeo vertical é que ele é acessível a qualquer um que tenha um celular com câmera. Não é necessário ter ótimos equipamentos nem produzir um conteúdo super profissional. Mas é importante estudo e planejamento para elaborar uma proposta que envolva o seu público.

Dúvidas sobre como fazer uma estratégia de conteúdo interessante e que atraia o público certo para a sua empresa? Conte com a BitPix para aumentar a sua presença on-line e converter isso em resultados.

Fale pelo WhatsApp
1