A descrição de um produto em um ambiente de e-commerce é fundamental para que os internautas e possíveis clientes tenham acesso às informações necessárias e relevantes sobre aquilo que se deseja adquirir.
Uma descrição, quando bem elaborada, visa sempre ao destaque das principais características de produtos e serviços, bem como suas vantagens e benefícios, para fornecer aos clientes todas as informações e os argumentos necessários para que eles finalizem a compra.
Antes mesmo de começar a elaborar a descrição do produto, é preciso considerar alguns pontos que não podem faltar.
Como elaborar a descrição de um produto para dialogar com os clientes
- Fale diretamente para o seu público-alvo
É importante escrever para as pessoas que buscam por seu produto o que ele exatamente oferece.
Quando se vende algo, é importante conhecer quem é o seu público-alvo, afinal de contas, todo empreendimento desenvolve um produto para satisfazer determinadas pessoas, certo?
Independentemente do tipo de texto que se pretende escrever, é preciso sempre direcioná-lo para uma pessoa que gostaria muito de usar o produto, e não para o público em geral, pois, se assim o fizer, não haverá um foco na venda do seu produto.
Quando se escreve para uma determinada pessoa, esse alguém sente que é compreendido, o que o deixa mais tentado a finalizar a compra.
- Pesquise as melhores palavras-chave
Tempos atrás, era comum encontrar páginas visualmente poluídas, pois encher os textos com palavras-chave era uma prática usada nos primórdios do SEO. Felizmente, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa passaram por mudanças que deixaram as buscas mais inteligentes.
Tais mudanças, hoje, visam a textos mais criativos e inteligentes, permitindo descrições relevantes com foco no cliente.
As palavras-chave, agora, aparecem naturalmente em títulos e descrições, de forma a ajudar os clientes a encontrar os produtos no site e nas páginas de busca, mas sem muitas repetições.
O melhor jeito de saber quais palavras-chave são as mais indicadas para compor a descrição de um produto é usando ferramentas de pesquisa que mostram quais consultas são as mais populares, ou seja, quais palavras são as mais pesquisadas pelos internautas.
- Saiba como trabalhar as palavras-chave
Após identificar quais são as palavras e expressões mais eficazes para promover uma marca ou produto, é a hora de pensar em como transmitir as informações do produto usando tais palavras e seus sinônimos (termos relacionados) em textos que falam diretamente com o seu interlocutor, e em um tom consistente para lidar com o cliente.
As palavras-chave são, sim, muito importantes, mas devem aparecer naturalmente no texto, e não causar prejuízos à fala da marca ou à comunicação com o seu público.
- Foque nos atributos e benefícios
É importante listar os recursos e atributos do produto, assim como conectá-los aos principais benefícios que cada característica da marca oferece aos seus clientes.
As vantagens são características que tornam o produto uma ferramenta para melhorar a vida do cliente, e podem envolver, além disso, características de resultados ou de composição, como citações que colocam o produto como sendo um bem durável ao qual o cliente pode usar por muitos anos.
Conte com agência de marketing digital para alavancar o seu e-commerce
Dicas, como as citadas acima, fazem com o que o retorno do cliente seja muito mais eficaz. Por vezes, a compra pode não ser efetivada por um simples detalhe técnico que poderia ter sido pensado anteriormente pelo e-commerce.
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